Sábado – Pense por si

Morreu o actor Gene Wilder, o primeiro Willy Wonka do cinema

Actor tinha 83 anos e morreu devido a complicações resultantes da doença de Alzheimer

Capa da Sábado Edição 4 a 10 de novembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 4 a 10 de novembro
29 de agosto de 2016 às 22:17

O actor norte-americano Gene Wilder, conhecido pelos seus papéis nos filmes Fantástica Fábrica de Chocolate e o Jovem Frankenstein, morreu esta segunda-feira aos 83 anos na sua casa em Stamford, nos Estados Unidos. Segundo declarações do seu sobrinho Jordan Walker-Pearlman à Variety, o actor morreu devido a complicações resultantes da doença de Alzheimer. Ainda de acordo com a mesma revista, Wilder sofria ainda de linfoma, que lhe foi diagnosticado em 1989.

Director, produtor, guionista, o popular actor triunfou em Hollywood devido a filmes de comédia. Mas foi o papel de Willy Wonka (1971), na adaptação do livro de Roald Dalh, que o tornou imortal. 

Em 1984, Wilder dirigiu a sua mulher, Gilda Radner, no sucesso A Mulher de Vermelho. A banda sonora deste filme foi escrita por Stevie Wonder e o maior sucesso foi a música I just called to say I love you.

A morte de Gilda, em 1989, vítima de um cancro nos ovários foi um rude golpe para o actor, que se afastou da representação, passando a colaborar apenas e de maneira esporádica em projectos televisivos. 

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h