Com este negócio, que será formalizado a 31 de Março, a Sony estabelece-se como a única proprietária do gigantesco catálogo, que inclui desde os Beatles e Rolling Stones até Rihanna ou Taylor Swift
A Sony revelou, esta terça-feira, que vai adquirir a participação de 50% que o falecido Michael Jackson detinha na Sony/ATV, o maior selo da edição musical do mundo. A multinacional e os gestores do património de Michael Jackson acordaram a aquisição por parte da Sony Entertainment, o ramo de conteúdos audiovisuais da Sony, de 50% da sociedade, num negócio avaliado em cerca de 750 milhões de dólares (pouco mais de 675 milhões de euros).
Jackson, falecido em 2009, ficou com o catálogo em 1984 e a Sony propôs-lhe, uma década mais tarde, comprar metade do mesmo mediante a fusão da ATV e da Sony Music.
A Sony estabelece-se assim como a única proprietária do gigantesco catálogo, que inclui material de quase todos os grandes artistas musicais das últimas décadas, desde os Beatles e Rolling Stones até Rihanna ou Taylor Swift.
O grupo japonês decidiu em Setembro do ano passado acionar uma cláusula que constava do contrato que dava a opção, a cada uma das partes, de ficar com a totalidade da sociedade. "Esta aquisição permitirá à Sony adaptar-se mais rapidamente às mudanças no negócio da edição musical", explicou o conselheiro delegado da Sony Entertainment, Michael Lynton, em comunicado.
Ambas as partes concretizarão o acordo alcançado esta terça-feira a 31 de Março, segundo o texto.