Secções
Entrar

Pavilhão de Portugal em Veneza abre com obras de João Louro

56ª Exposição Internacional de Arte - Bienal de Veneza 2015 inaugura amanhã uma exposição com obras do artista português

05 de maio de 2015 às 10:15

O Pavilhão de Portugal na 56ª Exposição Internacional de Arte - Bienal de Veneza 2015 inaugura na quarta-feira, 6 de Maio, uma exposição com obras de João Louro, algumas inéditas, que vão representar o país no mais importante certame desta área.
 
A exposição de João Louro, cujo projecto para a Bienal se intitula I Will be Your Mirror - Poems and Problems (Eu serei o teu espelho - Poemas e problemas, em tradução livre), inaugura às 18h no Palácio Loredan, em Veneza.

João Louro anunciou em Março que irá apresentar 12 obras - 10 delas inéditas - compostas por objectos e fotografia. O título do projecto é retirado de uma canção da banda Velvet Underground, e reúne também protagonistas do universo literário como Walter Benjamin, Samuel Beckett, Maurice Blanchot e Arthur Rimbaud. 

Estas criações reflectem as convicções artísticas e culturais da carreira do artista de 51 anos, nascido em Lisboa, que tem desenvolvido trabalho em pintura, escultura, fotografia e vídeo.



A curadora da representação de Portugal em Veneza, María de Corral, explicou, quando o projecto foi apresentado, em Março, em Lisboa, que "João Louro tem a particularidade de pôr o espectador a pensar. Estas obras resultam de uma reflexão sobre o invisível, mas o trabalho é muito visível", sublinhou a directora da Colecção Asociación Arte Contemporáneo, em Espanha.

Por seu turno, o artista disse que criar obras para aquele lugar "avassalador" - um palácio veneziano repleto de livros - foi "um trabalho minucioso". "Procurámos as melhores soluções. As mais inteligentes e elegantes para um espaço tão complexo", comentou, acrescentando que sente "a maior expectativa possível para apresentar o projeto na maior mostra internacional de arte do mundo".

O orçamento da DGArtes para a representação nacional deste ano é de 150 mil euros e o projecto tem ainda o apoio da Fundação EDP e da Fundação Millennium BCP, em valores que não foram divulgados.

A 56.ª Exposição Internacional de Arte, Bienal de Veneza 2015, cujo curador geral é Okwui Enwezor, terá como tema All the World's Futures (Todos os Futuros do Mundo, em tradução livre), e vai decorrer entre 9 de Maio, quando abre ao público, e 22 de Novembro de 2015.

As mais lidas
Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já