Secções
Entrar

Papa Wemba morre durante actuação

Conhecido como o rei da rumba congolesa, Papa Wemba era uma das figuras mais conhecidas do circuito da chamada world music. Terá sido vitimado por malária cerebral

24 de abril de 2016 às 13:26

O cantor congolês Papa Wemba morreu em palco, na noite de sábado, no decorrer de uma actuação no Festival de Músicas Urbanas de Anoumabo (FEMUA), de causas ainda desconhecidas, avançam os meios de comunicação locais.

 

O festival decorre em Abidjan, a maior cidade do país, e as primeiras hipóteses para a morte do artista apontam como possível causa a malária cerebral de que sofria e que o obrigou a estar hospitalizado durante vários dias em Fevereiro, em Paris, levando ao cancelamento de vários concertos.

 

Conhecido como o rei da rumba congolesa, Papa Wemba e a sua orquestra eram um dos pontos fortes do festival, tendo a sua morte provocado uma forte comoção, principalmente entre os seus colaboradores, que num primeiro momento não se aperceberam da morte do cantor e continuaram a actuar.

 

Nascido em 1949, Papa Wemba era o nome artístico de Jules Shungu Wembadio Pene Kikumba, que começou a ganhar fama quando, aos 20 anos, se juntou à banda congolesa Zaiko Langa Langa com outros reconhecidos músicos da República Democrática do Congo.

 

Em 1977, Wemba e outros membros da Zaiko Langa Langa formaram outra banda, Viva La Música, que lhes trouxe reconhecimento mundial e o êxito pela Europa, América, Ásia, além de popularidade no resto do continente africano.

As mais lidas
Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já