Sábado – Pense por si

Entrevista
Vasco Graça Moura, livros, PSD

Vasco Graça Moura: "Li o primeiro clássico aos 7 anos"

Rita Roby Gonçalves 23 de agosto de 2007 às 16:28

Vasco Graça Moura: "Li o primeiro clássico aos 7 anos"

Diz que o dia mais feliz da sua vida foi quando terminou a tradução de "A Divina Comédia", de Dante. Eurodeputado do PSD, tem 30 mil livros e escreveu mais de 100.

Diz que o dia mais feliz da sua vida foi quando terminou a tradução de "A Divina Comédia", de Dante. Eurodeputado do PSD, tem 30 mil livros e escreveu mais de 100.

Tinha 22 anos quando se casou pela primeira vez. Hoje, com 64, vai na quinta união, com uma mulher 24 anos mais nova. "Somos muito felizes", diz. Isolada no campo entre uma vinha e um canavial, a casa que comprou em Benfica do Ribatejo funciona com dupla utilidade: refúgio de fim-de-semana da "trepidação da cidade" que o incomoda e albergue para os seus mais de 30 mil livros. Muitos deles comprados em Bruxelas, onde trabalha durante a semana como deputado no Parlamento Europeu. Recebe aSÁBADOnum estábulo transformado em biblioteca dessa casa de campo. É aí que prepara mais um romance, durante os dias que lhe restam de férias – "Ainda não tem título e o tema é difícil de sintetizar. Mas anda à volta de um caso sentimental." Publicou o primeiro livro de poesia em 1963. Desde então já escreveu mais de 100, entre romances, traduções e ensaios.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana