Sábado – Pense por si

Entrevista
Entrevista

Ranulph Fiennes: “Se vais para a guerra tens de estar pronto a morrer”

Ranulph Fiennes: “Se vais para a guerra tens de estar pronto a morrer”
Alexandre R. Malhado 13 de agosto de 2022 às 18:00

Ranulph Fiennes deu a volta ao mundo, sobreviveu à guerra e matou homens. Em conversa com a SÁBADO, o explorador “mais aventureiro do mundo” explica como se evita a morte em situações extremas.

É provavelmente o “homem mais aventureiro do mundo”. A descrição é do livro dos recordes do Guinness, em 1988, sobre os feitos de Sir Ranulph Fiennes. Fez a Antártica a pé e liderou entre 1979 e 1982 uma expedição para fazer uma volta vertical ao mundo, de polo a polo, pela primeira vez na história da humanidade, que ficaria conhecida como Transglobe Expedition. Mesmo aos 65 anos, subiu o monte Evereste. Para não falar das perigosas histórias que foi colecionando em forças especiais: primeiro, para seguir as pisadas do pai, juntou-se à força britânica de cavalaria Royal Scots Greys, onde ascendeu a capitão; depois, no regimento Special Air Service (SAS), onde acabaria por ser expulso por explodir parte do set do filme Dr. Dolittle. Em finais dos anos 60, ainda serviu o exército do sultão de Omã na luta contra comunistas. Hoje, com 78 anos, tem muitas histórias para contar, retratadas ao longo dos seus 24 livros. Um dos mais recentes chama-se Forças de Elite, lançado em 2019, traduzido para português este ano pela editora Vogais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente