Sábado – Pense por si

Entrevista
Entrevista

Diana Cruz: “Nas relações tóxicas é enfiada uma granada na identidade da mulher”

Diana Cruz: “Nas relações tóxicas é enfiada uma granada na identidade da mulher”
Susana Lúcio 13 de março de 2024 às 23:00

A psicóloga desfaz o mito de que existem almas gémeas e de que o amor tem de doer. Na prática clínica tem-se especializado em mulheres vítimas de relacionamentos destrutivos e explica que esta pressão psicológica é terrorismo emocional.

Foi quando Diana Cruz, doutorada em Psicologia Clínica da Família pela Universidade de Lisboa, começou a ouvir cada vez mais queixas de relações tóxicas que resolveu escrever um livro sobre o tema. A psicóloga, que já realizou vários estudos sobre o bem-estar dos adolescentes, publicou Não é Amor, É uma Relação Tóxica para alertar quem ainda não se conseguiu libertar de relacionamentos que só fazem mal. A psicóloga refere que estas relações têm características muito especiais que são, em muitos casos, perigosas. Nas consultas ouvia cada vez mais mulheres que sentiam vergonha, “como se tivessem sido muito burras ou ingénuas, como se mais ninguém tivesse caído naquela ratoeira”. Explica que quis deixar claro que quem está numa destas relações não é burra e que há outras mulheres que também vivem isto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente