Secções
Entrar

Vítor Gaspar deixa de ser diretor de assuntos orçamentais do FMI em novembro

Jornal de Negócios 10 de março de 2025 às 15:04

O antigo ministro das Finanças português ocupava o cargo desde 2014.

Vítor Gaspar, antigo ministro das Finanças do Governo de Passos Coelho, vai deixar o cargo de diretor do Departamento de Assuntos Orçamentais do FMI em novembro, anunciou esta segunda-feira a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Grigorieva.

Vítor Gaspar

A saída do cargo que ocupa há 11 anos está prevista para novembro.

"O Vítor trabalhou para reforçar o conhecimento da instituição em todas as áreas de finanças públicas, incluindo política fiscal, gestão de receitas, políticas de despesa e gestão das finanças públicas", refere Grigorieva citada em comunicado.

"Ele deixa um legado de combate pela implementação de políticas saudáveis, defendendo as populações mais frágeis e de busca de formas de combater a desigualdade", acrescenta a líder do Fundo.

"O Vítor foi um mentor para muitos colegas no Fundo e ajudou a desenvolver uma forte cultura de serviço dentro do Departamento de Assuntos Orçamentais. A equipa senior de gestão e eu estamos especialmente gratos pela sua partilha de análises do Departamento e as suas abordagens inovadoras", conclui.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela