Secções
Entrar

Trump anuncia aumento das tarifas sobre o aço de 25% para 50%

Lusa 31 de maio de 2025 às 10:22

Uma nota oficial da Casa Branca na rede social X especificou que a medida entrará em vigor "na próxima semana", noticiou a agência France-Presse (AFP).

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou este sábado que as tarifas sobre o aço importado, impostas em março, vão aumentar de 25% para 50%, para proteger a produção nacional.

AP Photo/Julia Demaree Nikhinson

"Vamos aumentar as tarifas sobre o aço nos Estados Unidos de 25% para 50%, o que dará ainda mais segurança à indústria no país", anunciou o presidente num comício em Pittsburgh, na Pensilvânia, onde celebrou o acordo de investimento entre a siderurgia japonesa Nippon Steel e a empresa norte-americana U.S. Steel.

Uma nota oficial da Casa Branca na rede social X especificou que a medida entrará em vigor "na próxima semana", noticiou a agência France-Presse (AFP).

O preço dos produtos siderúrgicos aumentou cerca de 16% desde que o republicano se tornou presidente, de acordo com o índice de preços no produtor do governo.

"Ninguém conseguirá contornar" estas tarifas, garantiu Donald Trump no palanque, perante os trabalhadores que usavam capacetes e casacos de trabalho com faixas refletoras.

Após o anúncio das novas tarifas, os participantes gritaram "EUA, EUA" na sala.

O anúncio do líder republicano surge apenas um dia depois de um tribunal de recurso ter levantado o bloqueio do Tribunal de Comércio Internacional (TCE) a grande parte da política tarifária de Trump sobre as importações de vários países.

Este bloqueio não terá afetado as tarifas sobre o aço, mas sim as anunciadas em 02 de abril, que consistem numa tarifa global de 10% sobre praticamente todos os parceiros comerciais dos EUA.

Além disso, terá também bloqueado uma parcela --- que estava congelada até julho para a assinatura de acordos --- que varia de país para país com base nos défices e volumes comerciais e a que a Casa Branca chamou "tarifas recíprocas".

Os EUA têm um défice comercial com o resto do mundo há 49 anos consecutivos.

O presidente dos EUA elogiou ainda a fusão que o próprio aprovou na semana passada entre a US Steel e a sua concorrente japonesa Nippon Steel, sobre a qual foram divulgadas até ao momento poucas informações.

"O mais importante é que a US Steel continuará sob o controlo dos Estados Unidos, caso contrário, não teria fechado este acordo", frisou Donald Trump, garantindo que a Nippon Steel irá injetar 14 mil milhões de dólares "no futuro" da US Steel.

O acordo, ao qual o próprio Donald Trump se opôs durante muito tempo, tornou-se central para a campanha presidencial americana de 2024, uma vez que diz sobretudo respeito à Pensilvânia, um Estado estratégico do ponto de vista eleitoral, que é também o berço da siderurgia nos Estados Unidos.

Desde que regressou à Casa Branca (presidência), em janeiro, Trump anunciou medidas tarifárias contra a grande maioria dos parceiros comerciais dos Estados Unidos, algumas das quais foram suspensas temporariamente até 09 de julho, devido à reação negativa dos mercados.

As medidas em vigor incluem tarifas de 25% sobre o aço, o alumínio e os seus derivados, 25% sobre os automóveis importados e certas peças automóveis, juntamente com uma tarifa de base de 10% aplicável a todos os seus parceiros comerciais.

Para a União Europeia (UE), esta tarifa de 10% poderá aumentar para 20% após o termo da atual pausa dos Estados Unidos em julho.

Na sequência da imposição dos direitos aduaneiros, os Estados Unidos já celebraram acordos comerciais com o Reino Unido e a China para reduzir as taxas e aumentar o acesso a esses mercados.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela