Secções
Entrar

Taxa de inflação na zona euro aumenta para 2,9% em dezembro

Lusa 05 de janeiro de 2024 às 10:52

Em dezembro de 2022, a taxa de inflação homóloga da zona euro era de 9,2%.

A taxa de inflação homóloga da zona euro acelerou em dezembro para os 2,9%, face aos 2,4% de novembro, segundo uma estimativa rápida esta sexta-feira divulgada pelo Eurostat, interrompendo a tendência em baixa dos últimos sete meses.

REUTERS/Stephanie Lecocq

Na zona euro, o serviço estatístico da União Europeia aponta para um abrandamento em dezembro na taxa de inflação subjacente (a que calcula a evolução dos preços sem ter em conta os elementos mais voláteis) para os 3,4%, valor que compara com os 3,6% de novembro de 2023.

Em dezembro de 2022, a taxa de inflação homóloga da zona euro era de 9,2%.

Considerando as principais componentes do indicador, a da alimentação, álcool e tabaco registou, segundo a estimativa, a mais alta taxa de inflação (6,1%, face a 6,9% de novembro), seguindo-se a dos serviços (estável nos 4,0%), dos bens industriais não energéticos (2,5%, contra 2,9% de novembro) e da energia (-6,7%, que se compara com -11,5% em novembro).

Entre os 20 países da área do euro, a Eslováquia (6,6%), a Áustria (5,7%) e a Croácia (5,4%) deverão apresentar as maiores taxas de inflação, medidas pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC).

As menores, por seu lado, são estimadas na Bélgica e Itália (0,5% cada), na Letónia (0,9%) e nos Países Baixos (1,0%).

Em Portugal, a taxa de inflação de dezembro de 2023, medida pelo IHPC, é estimada em 1,8%, a quinta menor entre os países da zona euro.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela