Secções
Entrar

Sonangol quer participação associada a Isabel dos Santos na Galp

SÁBADO 08 de fevereiro de 2021 às 18:53

Angola avançou num tribunal holandês contra a filha de José Eduardo dos Santos. Alega que negócio prejudicou o país a favor da família dos Santos.


O governo angolano exige que Isabel dos Santos devolva uma participação indireta na Galp e vai recorrer aos tribunais para o conseguir.A Reuters avançaque na última semana de maio, o tribunal da Relação de Amesterdão, Países Baixos, vai começar as audiências para decidir se a compra de uma participação indireta na Galp feita pela Exem à Sonangol não passou de um negócio que prejudicou Angola e favoreceu a família do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos. 

REUTERS/Toby Melville

A sua filha, Isabel dos Santos, negou irregularidades e qualquer ligação à holding Exem, que diz ser propriedade de Sindika Dokolo. Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu num acidente de mergulho em outubro de 2020.

Junto do tribunal, o governo angolano defende que altos funcionários do governo de José Eduardo dos Santos se aproveitaram dos elevados preços do petróleo para fazer negócios que empobreceram Angola a favor da família do ex-presidente. A Sonangol vai alegar que a participação da Exem na Galp foi adquirida através de peculato e lavagem de dinheiro, revelou o advogado Emmanuel Gaillard da Shearman & Sterling à Reuters. 

Enquanto José Eduardo dos Santos estava no poder, a Sonangol vendeu uma participação de 40% na holdingEsperaza àholdingExem, de Sindika Dokolo. A Esperaza, de que a Sonangol manteve 60%, fez uma parceria com a família Amorim para formar outraholding, a Amorim Energia, que é a maior detentora de ações da Galp Energia (tem 33,3%). 
 
O valor da participação da Exem na Galp flutua conforme os preços do petróleo e de momento, vale 500 milhões de dólares. A Reuters cita uma fonte com conhecimento da posição da família Amorim que garante que a principal interlocutora não era a Exem, mas a Sonangol. 

Isabel dos Santos geriu a Sonangol entre 2016 e 2017, ano em que o pai saiu do poder. Tornou-se a mulher mais rica de Angola. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela