Secções
Entrar

Sindicatos dos bancários do sul e do centro e dos seguros assinam protocolo para fusão

31 de janeiro de 2019 às 08:32

Estão a decorrer auditorias e que os sindicatos envolvidos estão a trabalhar para que a fusão seja feita no próximo ano.

Os sindicatos dos bancários do sul e do centro e os dois sindicatos de seguros da UGT assinam hoje o protocolo que vai dar origem ao sindicato nacional do setor financeiro.

O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), o Sindicato dos Bancários do Centro, o Sindicato dos Profissionais de Seguros de Portugal e o Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Seguradora definem, assim, a base para a união num só sindicato nacional, que passará a representar o setor financeiro.

Fonte do SBSI disse à agência Lusa que estão a decorrer auditorias e que os sindicatos envolvidos estão a trabalhar para que a fusão seja feita no próximo ano.

Os três sindicatos de bancários e os dois dos seguros que integram a Febase (Federação sindical do setor financeiro) referendaram no final de novembro a possibilidade de fusão num único sindicato nacional.

A fusão foi aprovada, exceto pelo sindicato dos bancários do Norte, que fica de fora deste processo.

O processo de fusão é independente das eleições sindicais, mas a sua concretização depende da vontade das próximas direções dos quatro sindicatos integrantes.

O Sindicato dos Bancários do Centro e o do Sul, dirigidos por socialistas, têm eleições em abril.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela