Secções
Entrar

Segurança Social alerta para mensagens fraudulentas que pedem dados bancários

Jornal de Negócios 27 de fevereiro de 2023 às 18:12

Eestão a ser enviadas mensagens de texto fraudulentas em nome da Segurança Social. A mensagem diz que há subsídios a atribuir e pede os dados do cartão de crédito.

O Instituto da Segurança Social (ISS) alerta para o envio de mensagens de texto fraudulentas em nome da Segurança Social com o objetivo de obter dados do cartão de crédito.

"Estão a ser enviadas SMS fraudulentas em nome da Segurança Social, acompanhadas de um link para uma página falsa que utiliza indevidamente a imagem da Segurança Social Direta", lê-se nas mensagens divulgadas pelo ISS na sua página oficial e nas redes sociais.

?? Estão a ser enviadas ç , acompanhadas de um á / a ç . pic.twitter.com/4rhlaWlqmw

"A mensagem indica que o cidadão tem subsídios por receber por parte da Segurança Social e pede o preenchimento de dados do cartão de crédito bancário", descreve.

O ISS indica que as pessoas não devem carregar no "link" da mensagem fraudulenta.

"Caso tenha respondido à informação solicitada na SMS, deve contactar de imediato o seu banco e explicar o sucedido", indica o comunicado oficial.

A Segurança Social explica que "nunca envia links através de mensagens por SMS nem pede dados bancários" como os do cartão de crédito. "A atualização do IBAN é feita através da Segurança Social Direta, após autenticação com palavra-chave", conclui o ISS.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela