Secções
Entrar

Presidência do Eurogrupo não devia ser "objectivo"

01 de junho de 2017 às 12:31

Líder do BE considera que "é uma instituição que não faz bem nenhum a nenhum país"

O Bloco de Esquerda considera que a presidência do Eurogrupo não devia ser um objectivo para Portugal, já que é "ingénuo" pensar numa mudança de orientação da instituição. A posição foi assumida por Catarina Martins, numa altura em que se tem falado da possibilidade de Mário Centeno assumir o cargo - uma decisão que o próprio ministro das Finanças admitiu que não recusaria. 

"O Eurogrupo é uma instituição que não faz bem nenhum a nenhum país e a uma Europa que queira funcionar", defendeu a líder bloquista numa entrevista à Antena 1, garantindo que essa possibilidade não centra as preocupações do partido. E explicou: a presidência do Eurogrupo "não devia ser para o País um objectivo" porque "nenhuma pessoa sozinha mudará" a "relação de forças" do Eurogrupo. E pensar o contrário seria "no mínimo ingénuo", concluiu.

Na mesma entrevista, a coordenadora do BE reiterou a necessidade de o próximo Orçamento do Estado (OE) incorporar mudanças nos escalões de IRS. O Bloco defende "mais escalões de IRS concentrados nos escalões de baixo, onde está a generalidade das famílias portuguesas e a generalidade dos contribuintes".

"Se conseguirmos fazer isso em dois anos poderemos ter maior progressividade fiscal. A outra hipótese é fazer um esforço maior neste OE", considerou Catarina Martins.

No que refere à posição conjunta assinada com o PS para viabilizar o actual executivo, e sobre o que falta fazer, a líder do BE destacou a necessidade de haver uma "promoção e defesa" dos serviços públicos, nomeadamente na Saúde e Educação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela