Secções
Entrar

Preços das casas sobem mais em zonas com maior aumento de construção

Diogo Barreto 27 de outubro de 2025 às 09:54

Dados indicam que mais construção não implica preços mais baixos, pelo contrário.

Apesar do aumento do número de fogos construídos em Portugal entre 2019 e 2024, a variação do preço médio de vendas das casas não abrandou. Pelo contrário, teve uma aceleração de 62,4%, segundo dados citados pelo jornal
Lusa
Os maiores aumentos, superiores a 200%, verificaram-se na Área Metropolitana do Porto (273%) e na Região Autónoma da Madeira (214%), seguindo-se a região Oeste (176%), o Alentejo Litoral (127%) e a Grande Lisboa (113%). No entanto, em nenhum dos casos se evitou um crescimento acelerado dos preços; aliás, estas são, precisamente, as regiões onde os aumentos foram mais acentuados durante esse período, destaca o diário. A Madeira encabeça a lista, com um aumento de 97% do valor mediano por metro das vendas de casas, entre 2019 e 2024. Na Área Metropolitana do Porto, região Oeste e Alentejo Litoral, os aumentos foram superiores a 70%. Em todos os casos, as subidas superam a variação a nível nacional, de 62%. A excepção, nesta análise, é a Península de Setúbal, onde se verificou o segundo maior aumento de preços (de 85%), mas um crescimento do número de novos fogos de 69% neste período, abaixo da evolução a nível nacional. No início deste mês, refere o diário, a Rede H, uma rede colaborativa de investigadores e institutos universitários dedicada a estudos sobre a habitação, enviou uma carta aberta à Assembleia da República, subscrita por mais de 200 técnicos e académicos e 13 colectivos, onde propõe medidas como uma maior regulação do alojamento local ou a imposição de mecanismos de controlo de renda.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela