Secções
Entrar

Preços das casas continuam a subir mas Lisboa vai mais devagar

10 de fevereiro de 2020 às 11:43

Em Lisboa, o anterior "motor da valorização nacional", os preços subiram 9% em 2019, significativamente abaixo dos 19% exibidos no ano anterior.

Os preços das casas em Portugal reforçaram, no final de 2019, a trajetória ascendente dos últimos anos. A subida, contudo, foi impulsionada sobretudo por outras cidades que não Lisboa, com a capital a moderar o crescimento.

"2019 volta a ter uma subida muito expressiva nos preços da habitação, embora com uma estrutura diferente, ou seja, com os resultados a refletirem a dinâmica das segundas cidade", afirma o diretor da Confidencial Imobiliário (CI), Ricardo Guimarães.

Em Lisboa, que é descrita como o anterior "motor da valorização nacional", o salto dos preços foi de 9% no conjunto do ano passado, considerado "robusto" pelo diretor da CI mas significativamente abaixo dos 19% exibidos em 2018.

Os números da CI apontam para que, em dezembro do ano passado, o preço das casas em Portugal tenha aumentado 15,8% em termos homólogos. "Tal subida consolida o ciclo de forte valorização que o mercado residencial tem sentido nos últimos dois anos, registando durante esse período variações homólogas dos preços predominantemente acima dos 15%", explica a Confidencial Imobiliário, no comunicado enviado às redações.

Feitas as contas, a imobiliária considera "expectável" que, em 2020, "o mercado nacional comece a refletir a tendência já sentida em Lisboa", isto é, que os preços acabem por estabilizar em ritmos "mais normalizados".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela