Secções
Entrar

Portugal negoceia distribuição de gás a partir de Sines para a Europa

Diogo Barreto 20 de maio de 2022 às 07:58

O Governo português está a negociar com a Alemanha e a Polónia a distribuição de gás natural a partir da refinaria de Sines.

O Governo português está a negociar com os governos da Alemanha e da Polónia para que a distribuição de gás passe a ser feita a partir do porto de Sines para os países europeus que têm, atualmente, maior dependência do gás vindo da Europa, avança o jornal Públicoesta sexta-feira.

Refinaria Sines João Miguel Rodrigues / Correio da Manhã

De acordo com fonte governamental ouvida pelo diário, Portugal pretende receber gás dos EUA e transferi-lo depois para outros países, através de navios mais pequenos. O gás seria assim transportado através de Sines para a Europa. "O estudo técnico está completo" e trata-se de "uma solução viável, flexível e alternativa, pois Sines tem uma posição geográfica central no Atlântico", acrescentou a fonte referindo ainda que "os portos do Norte da Europa estão muito congestionados e acomodar um número grande de navios de maior capacidade é um risco".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela