Secções
Entrar

Portugal emite 1,25 mil milhões em bilhetes do Tesouro. Paga menos de 2%

Jornal de Negócios 07 de janeiro de 2026 às 12:40

O IGCP angariou a totalidade do capital pretendido, embora a procura tenha sido inferior às emissões comparáveis. O juro ficou em 1,99%.

Portugal angariou esta quarta-feira 1,25 mil milhões de euros em bilhetes do Tesouro (BT) a dez meses, perfazendo a totalidade do montante que pretendia. Os dados divulgados pela Bloomberg mostram que a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP pagou um juro de 1,99%, abaixo da fasquia dos 2%.
IGCP
Este valor fica ligeiramente abaixo da última emissão comparável. A , através de uma leilão duplo, 750 milhões de euros em dívida que vencia em julho de 2026, com o juro acima dos 2%, em 2,005%. Em junho, o Estado tinha angariado também 750 milhões a 11 meses, mas . A procura foi mais baixa do que no anterior leilão de setembro. Os investidores ofereceram-se para comprar 1,69 vezes o montante emitido, um valor que tem vindo a descer nas últimas emissões. Chegou a estar em 3,22 vezes em junho numa emissão a 11 meses e desceu em setembro para 2,16 vezes. De acordo com o programa de financiamento do IGCP, as BT deverão contribuír para o financiamento líquido com 5,1 mil millhões de euros, o que significa que mais de um quinto desse valor já foi angariado. Além da emissão desta quarta-feira estão ainda agendados três leilões até março. A maior contribuição deverá vir, como é habitual, das obrigações do Tesouro (OT). O montante de 24 mil milhões de euros será obtido via emissão bruta de OT, combinando sindicatos e leilões, prevendo-se a realização de três emissões sindicadas e nove leilões. No total, as necessidades de financiamento líquidas do país em 2026 deverão , o que compara com os 10,8 mil milhões de 2025.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima