Secções
Entrar

Modelo que a UE quer para fundos de pensões inclui dinheiro do Estado, empresa e trabalhador

SÁBADO 21 de novembro de 2025 às 08:23

Para já, é só uma recomendação da Comissão Europeia e ainda será discutida no Parlamento Europeu e, eventualmente, adotada a nível nacional. Mas há países onde já se está a implementar o modelo que Bruxelas quer replicar, de autoinscrição nos fundos de pensões.

A Comissão Europeia quer robustecer o mercado dos fundos de pensões privados para complementar os sistemas de Segurança Social. A ideia é que, quando chegarem à reforma, os trabalhadores tenham um complemento à pensão pública e, para isso, , por exemplo, no Reino Unido e que a Irlanda se prepara para adotar no início do próximo ano. Os modelos que a União Europeia usa como exemplos de sucesso incluem contributos vindo do trabalhador, outra parte da entidade empregadora e ainda do Estado  (por via de benefícios fiscais).
Cofina Media
Leia o artigo na íntegra no site do
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela