Secções
Entrar

Marques Mendes escolhido para CGD de Angola pela sua “competência e visibilidade”

30 de outubro de 2018 às 22:48

Conselheiro de Estado iria substituir António Vitorino na presidência da mesa da assembleia-geral da Caixa Geral de Angola.

O advogado e conselheiro de Estado do Presidente da República Luís Marques Mendes foi escolhido para presidir à mesa da assembleia-geral da Caixa Geral de Angola pela sua "competência e visibilidade", anunciou, esta terça-feira, o banco público português.

Em conferência de imprensa, em Lisboa, o presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, confirmou a notícia avançada esta tarde por vários órgãos de comunicação, de que Marques Mendes iria substituir António Vitorino na presidência da mesa da assembleia-geral da Caixa Geral de Angola, indicando que a escolha se deve à sua "competência, visibilidade e possibilidade de apoio".

Paulo Macedo acrescentou que o aval para a escolha "já foi obtido de forma unânime" por todos os accionistas do banco angolano, entre os quais a CGD, que tem uma participação de 51%, e a Sonangol, que detém 24%.

"Havendo que substituir o Dr. António Vitorino [que se demitiu para aceitar o cargo de diretor-geral da Organização Internacional das Migrações], e tratando-se de um cargo exercido em Angola, tem de ser aceite por todos os accionistas", justificou.

O presidente da CGD argumentou ainda que Marques Mendes "pode continuar a dar um apoio e a ser uma mais-valia como era o Dr. António Vitorino", e lembrou que o escolhido é advogado na Abreu Advogados.

No ano passado, o banco Caixa Geral Angola teve um resultado líquido de 7.656 milhões de kwanzas (cerca de 40 milhões de euros), uma quebra de 38,1% comparativamente a 2016.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela