Secções
Entrar

Marcelo promulga criação da "superagência" da energia

Negócios 30 de janeiro de 2026 às 12:43

A Agência de Geologia e Energia, descrita como peça estruturante da reforma do Estado, vai fundir numa única estrutura competências de cinco entidades, num processo que o Governo espera concluir dentro de um ano e meio.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma que cria a Agência de Geologia e Energia (AGE), uma "super-estrutura" pública que irá concentrar num único organismo as competências hoje dispersas por cinco entidades nos domínios da energia e dos recursos geológicos. 

A AGE, que ficará responsável por integrar, modernizar e reforçar as funções do Estado nos domínios da energia e dos recursos geológicos, vai resultar da fusão da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), da Agência para a Energia (ADENE), do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e das empresas públicas EDM-Empresa de Desenvolvimento Mineiro e da EDMi – Empresa de Projetos Imobiliários.
Marcelo Rebelo de Sousa discursa com o símbolo de Portugal ao fundo Luís Manuel Neves/SÁBADO
"Esperando que a conjugação com a política científica, a vertente externa – nomeadamente europeia – e as virtualidades das entidades agora redenominadas, reformuladas ou reajustadas, nos anexos ao diploma, permitam dele retirar todos os resultados pretendidos, o Presidente da República promulgou o diploma do Governo que cria a Agência de Geologia e Energia", lê-se numa .
E, assim, por conseguinte, "aprova a respetiva orgânica e extingue por fusão a DGEG, o LNEG, a EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro e a EDMI - Empresa de Projetos Imobiliários. Segundo , divulgada no final de novembro, este novo organismo tem "cinco objetivos fundamentais": "maior agilidade administrativa; clarificação de atribuições eliminação de redundâncias; desburocratização e simplificação do processo de decisão; ganhos de eficiência em áreas de suporte, comunicação e relações institucionais; gestão eficiente através do reforço em áreas   como a digitalização e automação do licenciamento, capacidade técnica e científica". De acordo com o plano aprovado, em Conselho de Ministros, o processo de instalação da futura AGE deve estar terminado em 30 de junho de 2027.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima