Secções
Entrar

Inflação na Zona Euro caiu abaixo dos 2% em dezembro

Negócios 19 de janeiro de 2026 às 12:39

Meta do BCE, de alcançar os 2% de inflação, foi mesmo ultrapassada no último mês do ano. Sem os preços da energia e da comida não processada, bens cujo valor é mais volátil, a inflação foi de 2,3%.

A inflação na Zona Euro desceu para 1,9% em dezembro, segundo o valor definitivo revelado nesta segunda-feira pelo . O valor representa uma e de 0,2 pontos percentuais . O indicador fica significativamente abaixo do valor registado no período homólogo, isto é, em dezembro de 2024 (na altura nos 2,4%).
Bruxelas notifica Portugal por não transpor regras sobre reduções de preços Virginia Mayo / AP
Excluindo apenas a energia, a inflação foi de 2,3% no grupo de 20 países que partilha a moeda única (em dezembro a Bulgária ainda não se tinha juntado ao Euro), e excluindo também a comida não processada, o valor foi de 2,3%. Esta é a chamada inflação subjacente (core), que exclui os preços de produtos mais voláteis. Segundo a análise do Eurostat, as subidas nos preços em dezembro vieram sobretudo do setor dos serviços (aumento de 3,4%) e da comida, álcool e tabaco (aumento de 2,5%), enquanto o preço dos bens energéticos recuou 1,9% e o dos bens industriais não energéticos avançou 0,4%.
Já o índice de preços harmonizados no consumidor (IPHC) da União Europeia, conjunto de 27 países, foi de 2,3% em dezembro, ficando abaixo dos 2,4% registados em novembro de 2025. Na variação homóloga registou-se um decréscimo de 0,3 pontos percentuais (tinha sido de 2,7% em dezembro de 2024). Em dezembro, a Roménia (8,6%), Eslováquia (4,1%) e Estónia (4,0%) registaram as maiores subidas nos preços no consumidor. Chipre (0,1%), França (0,7%) e Itália (,12%) registaram as menores subidas O valor da inflação na Zona Euro termina assim o ano abaixo dos 2%, que é a meta traçada pelo Banco Central Europeu (BCE) para este indicador económico. Em Portugal, o ritmo de crescimento dos preços praticamente estabilizou em 2025, com
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima