Secções
Entrar

Governo pede auditoria a negócio imobiliário do Banco de Portugal

Diogo Barreto 22 de julho de 2025 às 18:54

Miranda Sarmento pediu à Inspeção Geral de Finanças uma auditoria ao negócio da nova sede do Banco de Portugal assinado pelo atual governador.

O Ministério das Finanças pediu à Inspeção Geral de Finanças (IGF) para realizar uma auditoria ao negócio da nova sede do Banco de Portugal (BdP), um negócio com a Fidelidade de valor superior a 200 milhões de euros, nos terrenos da antiga Feira Popular revelado pelo jornal Observador. Este pedido parece colocar um ponto final sobre a possibilidade de Centeno vir a ser reconduzido como Governador. 

Miranda Sarmento

"Em virtude das notícias sobre o novo edifício do Banco de Portugal, divulgadas ontem e hoje, para defesa da Instituição e em total respeito pela sua independência, o Ministério das Finanças vai pedir a realização de uma auditoria pela Inspeção Geral de Finanças", lê-se num comunicado do ministério liderado por Joaquim Miranda Sarmento

De acordo com o Observador, Centeno assinou um contrato-promessa com quatro sociedades do Grupo Fidelidade para a construção da nova sede do banco central nos antigos terrenos da Feira Popular, em Entrecampos, Lisboa. O jornal digital refere que os relatórios técnicos e jurídicos encomendados pelo banco central alertavam para várias contigências graves que podiam colocar em causa o negócio que tem data final prevista para 2027. O custo da sede será de 192 milhões de euros, de acordo com o jornal Eco. Mas o negócio depende da concretização de mais de uma dezena de fatores, incluindo licenças da câmara.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela