Secções
Entrar

Francisco de Lima é o novo presidente do INE

03 de janeiro de 2018 às 15:53

O Governo já escolheu o novo presidente do Instituto Nacional de Estatística.

O novo presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) escolhido pelo Governo é Francisco Miguel Garcia Gonçalves de Lima, que irá substituir Alda Carvalho, disse fonte da Presidência do Conselho de Ministros à Lusa.

O mandato do actual Conselho Directivo do INE terminou a 31 de Dezembro e Alda Carvalho, que presidia o INE há 12 anos, saiu para a reforma em Dezembro, à beira de completar 70 anos, o limite de idade para exercer funções públicas.

Segundo a Presidência do Conselho de Ministros, o Governo enviou já, para parecer da Comissão de Recrutamento e Selecção da Administração Pública (CRESAP), a composição do Conselho Diretivo do INE para o próximo quinquénio: Francisco Miguel Garcia Gonçalves de Lima (para presidente), Carlos Manuel Matias Coimbra (que já é actualmente vogal) e Maria João Gaspar Tavares Zilhão (para vogal).

O novo Conselho Directivo iniciará funções quando for obtido o parecer da CRESAP "e quando estiverem concluídas as demais formalidades legais necessárias", adianta a mesma fonte.

Depois da saída de Alda Carvalho, a gestão do instituto será assegurada pelo restante Conselho Directivo até à nomeação dos novos responsáveis, segundo disse fonte do INE na terça-feira à Lusa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela