Secções
Entrar

De Guindos diz que nomeação para BCE é reconhecimento para Espanha

19 de fevereiro de 2018 às 18:38

O ministro espanhol Luis de Guindos considerou hoje que a nomeação para a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE) contribui para a recuperação do prestígio de Espanha na União Europeia.

O ministro espanhol Luis de Guindos considerou hoje que a nomeação para a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE) supõe um reconhecimento para a recuperação de prestígio de Espanha na União Europeia.

1 de 3
Foto: Dario Pignatelli/Bloomberg via Getty Images
Foto: Dario Pignatelli/Bloomberg via Getty Images
Foto: JOHN THYS/AFP/Getty Images

"Supõe um certo reconhecimento. Quando perdemos a representação, em 2012, a situação era muito diferente, a reputação de Espanha era outra. Agora, crescemos, a inflação caiu, o emprego aumentou. Creio que a Espanha, desse ponto de vista, recuperou muito prestígio nos meios comunitários e este é um posto importante. O BCE é a instituição mais importante dentro da união monetária", disse o ministro da Economia espanhol, referindo-se ao facto de não haver um espanhol no conselho de administração do BCE há seis anos.

Luis de Guindos, que anunciou que "nos próximos dias" irá apresentar a sua demissão ao presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, falava aos jornalistas após ter sido formalmente designado, pelos ministros das Finanças da zona euro, reunidos hoje em Bruxelas, para suceder a Vítor Constâncio na vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE).

"Para mim, é um desafio. Encaro-o com humildade, com vontade de aprender, como sempre fiz e estou convencido que sempre farei", enalteceu.

O ministro espanhol agradeceu ainda a Mariano Rajoy, aos "colegas" do Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), e ao ministro das Finanças irlandês, Paschal Donohoe, que anunciou hoje, à entrada da reunião do Eurogrupo, o abandono da candidatura do governador do banco central irlandês, Philip Lane.

"Teve palavras muito amáveis comigo. O senhor Lane era um grande candidato e continua a sê-lo para o futuro. Estou convencido que tentaremos fazer o melhor possível [no BCE] e que Espanha possa contribuir muito", frisou.

De Guindos, que hoje não participou na reunião dos ministros da zona euro, depois de ter acordado com o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, que seria o "lógico" por ser um dos candidatos", defendeu que a sua nomeação para a vice-presidência do BCE não politizará a entidade.

"Como disse o senhor [Pierre] Moscovici [comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros], todos éramos [candidatos] perfeitamente legítimos. Eu tenho experiência no âmbito da política económica, nomeadamente no setor financeiro. Sempre defendi a independência. Deixarei de ser ministro nos próximos dias, e além disso, a independência do BCE está garantida pelos estatutos e pelo mandato que tem", concluiu.

Os ministros das Finanças da zona euro, reunidos em Bruxelas, apoiaram hoje a designação do ministro espanhol Luis de Guindos para suceder a Vítor Constâncio na vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE).

Com a 'luz verde' de hoje do Eurogrupo, anunciada por Mário Centeno na sua conta na rede social Twitter, o Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) deverá adoptar formalmente esta terça-feira a recomendação para o Conselho Europeu, composto pelos chefes de Estado e de Governo da UE, que consultará então o Parlamento Europeu e o Conselho de Governadores do BCE, devendo adotar a sua decisão final na cimeira de 22 e 23 de março próximo.

Luis de Guindos, que ficou com o caminho aberto para a vice-presidência do BCE depois de a Irlanda ter retirado, já hoje, a candidatura do governador do banco central irlandês, Philip Lane, deverá iniciar o seu mandato de oito anos em 01 de junho, data em que sucederá a Constâncio, que ocupa o cargo desde Junho de 2010.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela