Secções
Entrar

Banco Europeu de Investimento empresta €500 milhões ao BCP

29 de junho de 2017 às 20:00

O empréstimo serve para financiar as Pequenas e Médias Empresas e empresas de média capitalização (mid-caps) em Portugal

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai emprestar 500 milhões de euros ao Millenium BCP, para financiamento às Pequenas e Médias Empresas (PME) e empresas de média capitalização (mid-caps) em Portugal, segundo divulgou o banco em comunicado.

O contrato "relativo à primeira tranche de 250 milhões de euros", foi assinado esta quinta-feira em Lisboa.

"O Millennium BCP compromete-se a complementar o empréstimo do BEI com, pelo menos, o mesmo montante em benefício das PME [pequenas e médias empresas] e 'mid-caps', referem os termos do contrato.

O Millenium BCP vai então disponibilizar um total de mil milhões de euros para PME e mid-caps – para financiamento de projectos de investimento e "transferirá para os beneficiários finais as vantagens do financiamento do BEI, tanto em termos de maturidades como de taxas de juro", avança o comunicado.

O documento foi assinado entre as duas entidades e prevê "a prestação de apoio financeiro às PME até ao montante de 12,5 milhões de euros por projecto e às mid-caps até ao montante de 25 milhões de euros".

Segundo refere o comunicado, os projectos de entidades do sector público são também "elegíveis para financiamento, no âmbito do contrato de empréstimos", explica a referida fonte.

Em 2015, o Millenium BCP e BEI já tinham assinado um contrato semelhante, no montante de 500 milhões de euros, que beneficiou cerca de 1.000 empresas portuguesas, que atuam principalmente nos sectores da indústria transformadora e do comércio, adianta o banco.

Na assinatura do contrato, hoje, em Lisboa, o vice-presidente do BEI, Román Escolano, salientou "o impacto positivo deste contrato na promoção do crescimento económico em Portugal".

Román Escolano afirmou, citado no comunicado, que "as PME são fundamentais para a criação de emprego no país e o seu financiamento constitui uma das prioridades do investimento do BEI em Portugal" e que com o empréstimo celebrado hoje "as pequenas e médias empresas portuguesas que operam em diferentes sectores da indústria e dos serviços beneficiarão de financiamento do BEI em condições financeiras vantajosas e com prazos mais alargados".

"Esta nova linha de crédito, criada em parceria com o BEI, proporcionar-nos-á maior flexibilidade na oferta de soluções de financiamento a este importante grupo de clientes [PME]", disse João Nuno Palma, vice-presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP, acrescentando que o banco "está cada vez mais empenhado em apoiar este segmento".

O BEI contratualizou também hoje dois empréstimos de 150 milhões de euros cada com a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Banco Santander para facilitar o financiamento de projectos de investimento de PME.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela