Secções
Entrar

Autoeuropa vai produzir elétrico de 20 mil euros

Jornal de Negócios 10 de março de 2025 às 22:30

A fábrica do Grupo Volkswagen em Palmela vai ter a cargo a produção do iD.Every 1, o automóvel elétrico com um preço de 20 mil euros.

A Autoeuropa foi a fábrica escolhida pela Volkswagen para a produção do recém-apresentado VW iD.Elegancy 1, o compacto citadino elétrico que terá um preço-base de 20 mil euros.

O anúncio foi feito pelo CEO da marca, Thomas Schäfer, num encontro com jornalistas em Wolfsburgo, avança a Bloomberg.

A produção deverá arrancar dentro de dois anos, adiantou o responsável.

O novo modelo foi apresentado na semana passada. O citadino tem um comprimento de 3,88 metros, terá uma bagageira com 305 litros de capacidade e uma velocidade máxima de 130 km/h. A autonomia será de, pelo menos, 250 quilómetros.

A Autoeuropa, maior fábrica de produção automóvel de Portugal, dedica-se atualmente em exclusivo ao T-Roc, o SUV compacto da marca alemã. No ano passado, saíram da unidade de Palmela 236.023 veículos, o segundo volume mais elevado da sua história.

A Volkswagen Autoeuropa tem planeada para a segunda metade do ano o arranque da produção da nova versão do T-Roc, que contará pela primeira vez com a possibilidade de propulsão híbrida. 

Em 2027, o "porta-aviões" da indústria automóvel nacional irá, assim, juntar-se à Stellantis de Mangualde - a segunda maior fábrica do setor em Portugal - na produção em série de veículos elétricos. 

A fábrica de Mangualde arrancou em outubro do ano passado com a produção dos modelos 100% elétricos de passageiros e comerciais ligeiros Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo-e e Peugeot E-Partner e E-Rifter, sendo este o resultado de um investimento de 119 milhões de euros, obtido através de uma das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Estas duas fábricas foram responsáveis por 96,9% dos 332.546 veículos produzidos em Portugal no ano passado, um volume que é o segundo mais elevado de sempre, apenas superado pelos valores de 2019, quando a produção atingiu 345.688 veículos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela