Secções
Entrar

Tetra! Mão cheia de golos sela triunfo inédito

13 de maio de 2017 às 20:57

"Encarnados" realizaram uma das melhores exibições da temporada na vitória que deu o título nacional

O Benfica venceu este sábado o Vitória de Guimarães por 5-0, em jogo da 33.ª jornada da I Liga, e garantiu o 36º título da sua história, conseguindo, pela primeira vez, sagrar-se tetracampeão nacional.

No primeiro "matchpoint" que dispôs, a equipa de Rui Vitória não desperdiçou, com uma entrada forte em campo, que lhe garantiu chegar ao intervalo com quatro golos de vantagem, apontados por Cervi, Raul Jiménez, Pizzi e Jonas, que "bisou" na segunda parte.

O Benfica conseguiu a terceira vitória consecutiva e aumentou para 14 o número de jogos sem perder no campeonato, enquanto o Vitória de Guimarães, que não perdia desde 12 de Fevereiro (2-0 com o FC Porto), viu interrompida uma série de sete vitórias consecutivas e perdeu todas as hipóteses de chegar ao terceiro lugar.

O técnico do Benfica voltou a apostar no mexicano Raúl Jiménez, autor do golo da vitória na partida frente ao Rio Ave, para a frente de ataque, com Mitroglou a ficar no banco. Quem regressou à equipa foi Salvio, que ocupou o lugar de Rafa.

Do lado do Vitória de Guimarães, o técnico Pedro Martins manteve o mesmo "onze" que venceu o Arouca (1-0) na jornada anterior.

O primeiro remate da partida até foi do Vitória de Guimarães, logo aos 10 segundos de jogo, mas foi o único lance de relativo perigo criado na primeira parte, com os "encarnados" a assumirem o comando do jogo para uma primeira parte de elevado nível.

Depois de um primeiro lance de perigo criado por Raul Jiménez, o Benfica chegou à vantagem aos 11 minutos, com Rafael Miranda a perder a bola em zona proibida, Jonas ganhou e rematou para defesa apertada de Douglas, mas Cervi surgiu na recarga e inaugurou o marcador.

Apenas cinco minutos depois, os 'encarnados' ampliaram a vantagem. Num pontapé de baliza, Ederson viu Jiménez esquecido nas costas dos defesas e colocou a bola com precisão no avançado, que passou a bola por cima de Douglas e cabeceou para a baliza, com Pedro Henrique a não conseguir impedir a bola de entrar.

O Benfica dominava por completo e Jonas desperdiçou duas boas ocasiões na cara de Douglas, com a defesa vimaranense a não conseguir acertar com as movimentações dos adversários, mas aos 37 minutos, Pizzi tabelou com Jonas e surgiu isolado, rematando para o terceiro.

Ainda antes do intervalo, aos 44 minutos, o Benfica chegou ao quarto. Pedro Henrique perdeu a bola numa saída para o ataque, com Pizzi a colocar em Jonas que, à terceira, não desperdiçou e fez um 'chapéu' de belo efeito a Douglas.

Na segunda parte, o Vitória de Guimarães mexeu na equipa e tentou subir as suas linhas, mas depressa o Benfica assumiu de novo o comando, com Pizzi a surgir isolado e a fazer novo 'chapéu' a Douglas, mas Pedro Henrique conseguiu tirar em cima da linha.

Aos 66 minutos Marega derrubou Cervi e Jorge Sousa apontou para a marca de grande penalidade. O público pedia Ederson, mas foi Jonas quem marcou, "bisando" na partida.

Aos 71, Raul Jiménez esteve perto do sexto, mas o remate do avançado mexicano foi ao poste. Depois, foi Jonas que viu Douglas impedir o 'hat-trick' com uma boa defesa, com o marcador a não sofrer mais alterações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela