Secções
Entrar

Sporting insurge-se contra "mais um ataque de vandalismo"

06 de maio de 2019 às 13:46

Clube emitiu comunicado acerca de atos de vandalismo praticados em carrinhas dos seus adeptos durante o dérbi, com referências à morte de Marco Ficcini e de um outro adepto vítima de um 'very light'.

OSportingdefendeu hoje que a justiça desportiva e comum e o Instituto Português do Desporto e Juventude "não podem continuar a ignorar as sucessivas violações da lei", após "mais um ataque de vandalismo" sofrido pelos seus adeptos.

"Neste caso contra o património imaterial do nosso clube -- os nossos adeptos, uma das nossas claques organizadas", refere em comunicado o Sporting, reportando aosatos de vandalismo cometidos à margem do jogo de andebolcom oBenfica, na Luz.

Em causa estão atos de vandalismo praticados em carrinhas dos seus adeptos durante o dérbi, com referências à morte de Marco Ficcini, atropelado nas imediações do Estádio da Luz, em 2017, e de um outro adepto vítima de um 'very light' no Jamor, em 1996.

"Esta repetição de atos de violência no desporto deve envergonhar quem os encobre e quem não os censura publicamente", diz ainda o Sporting, defendendo que "a lei é e tem de ser igual para todos", bem como a vontade de combater a violência no desporto.

O Sporting condenou "a ofensa à memoria de inocentes que foram mortos por serem adeptos do Sporting" e considerou inaceitável que "claques, sejam elas legais ou ilegais, se vangloriem de assassinatos, sem que nenhuma sanção seja aplicada, sem que nenhuma consequência ocorra, em plena impunidade".

"É uma indignidade, e é, acima de tudo, um crime. Mais um crime a juntar a vários outros crimes que não podem passar em claro. Não há nada pior que o sentido de injustiça e de impunidade numa questão tão grave como esta", acrescenta o comunicado.

O Sporting assegurou ainda que não deixará de "denunciar publicamente este caminho perigoso que precisa de ter um fim" e apelou "a todas as instituições do país que tenham a mesma coragem": "O silêncio branqueia a violência", assinalou o clube de Alvalade.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela