Secções
Entrar

Portugal defronta esta sexta-feira a Polónia e tenta confirmar os quartos de final

Lusa 15 de novembro de 2024 às 07:20

O encontro está agendado para as 19h45. No Estádio do Dragão, o empate é suficiente para Portugal assegurar logo a passagem à próxima fase.

A seleção portuguesa vai esta sexta-feira tentar confirmar o apuramento para os quartos de final da Liga das Nações de futebol frente à Polónia, no Porto, num duelo da quinta e penúltima jornada do grupo A1.

No Estádio do Dragão, o empate é suficiente para Portugal assegurar logo a passagem à próxima fase, embora a derrota também possa servir, desde que seja apenas por um golo de desvantagem.

Mesmo com esse cenário, que seria o primeiro desaire nesta fase, é certo que Portugal termina na pior das hipóteses o agrupamento no segundo posto, garantindo assim também os ‘quartos’.

Em caso de vitória, a liderança do grupo, e o estatuto de cabeça de série no sorteio, é certa, mas só se Croácia não vencer à mesma hora na Escócia. Caso a equipa das ‘quinas’ empate, o primeiro posto para o lado luso só fica assegurado com um triunfo dos britânicos em Hampden Park, em Glasgow.

Portugal procura a segunda presença na fase a eliminar da Liga das Nações, que terá pela primeira vez uns quartos de final (antes seguia diretamente para uma ‘final four’), depois do sucesso em 2018/19, a primeira edição, que encerrou com uma conquista lusa.

Rúben Dias, até agora totalista na fase de grupos e o jogador com mais minutos desde que Martínez tomou conta da equipa no inicio de 2023, vai falhar o duelo com os polacos, assim como Gonçalo Inácio, Rúben Neves, Matheus Nunes, Pedro Gonçalves, Diogo Jota e, mais recentemente João Palhinha, todos devido a lesões.

Rúben Dias é mesmo uma ausência de peso para Portugal, mas mesmo cenário acontece na Polónia, ainda com possibilidades matemáticas de chegar ao ‘quartos’, com o capitão e ‘estrela’ Robert Lewandowski também de fora, e igualmente por causa de problemas físicos.

No Dragão, os centrais Tomás Araújo e Tiago Djaló e o lateral Nuno Tavares poderão somar a primeira internacionalização pela principal seleção portuguesa.

O Portugal-Polónia será o quinto disputado em solo luso para uma prova oficial e apenas por uma vez a equipa das ‘quinas’ alcançou o triunfo (2-1), em 1982, no apuramento para o Euro1984.

O encontro está agendado para as 19h45 e terá arbitragem do lituano Donatas Rumsas.

Portugal lidera o Grupo A1, com 10 pontos, mais três do que a Croácia (sete), com as duas equipas seguidas de Polónia, com quatro, e Escócia, com um.

Os dois primeiros classificados de cada um dos quatro agrupamentos da Liga A da quarta edição da prova seguem para os quartos de final.

Portugal conquistou em 2019 a primeira edição da Liga das Nações, ao bater na final os Países Baixos por 1-0, no Estádio do Dragão, no Porto, graças a um golo de Gonçalo Guedes, e ficou-se pela fase de grupos da Liga A em 2020/21 e 2022/23.

seleção Portugal REUTERS/Rafael Marchante
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto