Secções
Entrar

Patinadora sensação Kamila Valieva acusa no doping, mas continua a competir

Sofia Oliveira com Leonor Riso 14 de fevereiro de 2022 às 17:31

A patinadora russa foi acusada de doping devido à toma de um medicamento para o coração. Enquanto a investigação decorre a jovem foi autorizada a continuar a competir nos Jogos de Pequim.

Meia hora depois da decisão do órgão de jurisdição do desporto, a patinadora russa já estava pronta para entrar de novo na pista de gelo. Kamila Valieva aguardava uma resposta depois de ter falhado num teste paradoping. Este resultado deve-se à toma de um medicamento para o coração, que serve para tratar a angina de peito, mas que não é permitido durante a participação nos Jogos Olímpicos de Inverno.

REUTERS/Phil Noble

A amostra terá sido recolhida em São Petersburgo na Rússia e analisada num laboratório na Suécia. A CAS [Corte Arbitral do Desporto] decidiu esta segunda-feira que iria retirar a suspensão preventiva de Kamila Valieva.

No entanto, esta decisão inicial da CAS não garante que a jovem não venha a ser acusada posteriormente. O levantamento da suspensão garante apenas que Kamila continue a participar, até sair o veredito final da suspeita de doping. Caso se verifique que existe uma infracção, a patinadora vai ser desclassificada dos Jogos Olímpicos de inverno, que decorrem em Pequim. Por esta razão, a cerimónia de entrega da medalha de ouro à jovem e ao Comité Olímpico Russo na modalidade de equipas foi adiada, o que também deve acontecer caso a patinadora consiga um dos primeiros lugares na prova feminina.   

Tudo isto aconteceu, dias depois da jovemse ter tornado a primeira mulher a realizar um salto quádruplo nos Jogos Olímpicos de inverno.

Em comunicado àReuters, a Wada (Agência Mundial Anti-Doping), requisitada pelo Comité Olímpico Internacional, garantiu que todos os membros da equipa, treinadores e médicos da jovem de 15 anos vão ser investigados pelo Departamento de Inteligência e Investigação. Agência Anti-Doping da Rússia começou de imediato o processo de análise da situação, por se tratar duma menor de idade.
 
Kamila continua agora a preparação para a prova feminina individual que vai acontecer já amanhã, às 18h de Pequim (hora local).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela