Secções
Entrar

Morreu Totò Schillaci, melhor marcador do Mundial de 1990

Lusa 18 de setembro de 2024 às 10:49

O ex-avançado de 59 anos lutava contra o cancro há mais de dois anos e estava internado num hospital de Palermo, de onde era natural.

O antigo internacional italiano Salvatore 'Totò' Schillaci, melhor marcador do Mundial de 1990, morreu esta quarta-feira, aos 59 anos, vítima de uma cancro do colón, confirmou a Federação Italiana de Futebol (FIGC).

Reuters

O ex-avançado lutava contra o cancro há mais de dois anos e estava internado desde 9 de setembro num hospital de Palermo, de onde era natural.

"Adeus Totò, herói das noites mágicas", escreveu na rede social X a seleção italiana, com a FIGC a decretar um minuto de silêncio na próxima jornada das competições em Itália.

Schillaci ganhou duas Taças UEFA, ao serviço da Juventus e do Inter Milão, mas teve o momento alto da carreira no Mundial de 1990, em que ajudou a Itália a atingir o terceiro lugar e foi eleito o melhor jogador.

Mesmo chegando ao torneio como provável suplente, Totò Schillaci assumiu-se como titular e acabou por ser o melhor marcador, com seis golos, um dos quais nas meias-finais frente à Argentina e outro que deu o terceiro lugar, frente à Inglaterra.

As boas prestações colocaram-no no segundo lugar da votação da Bola de Ouro de 1990, apenas superado pelo alemão Lottar Matthäus, uma das principais figuras da seleção que conquistou o Mundial.

Depois de começar no Messina, Schillaci passou por Juventus e Inter de Milão, acabando a carreira no Japão, ao serviço do Júbilo Iwata.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela