Secções
Entrar

Morreu Andrija Delibasic, antigo jogador do Benfica

Record 19 de março de 2025 às 13:43

Montenegrino, que também representou Beira-Mar e Sp. Braga, tinha 43 anos.

Andrija Delibasic, antigo jogador montenegrino que representou Beira-Mar, Sp. Braga e Benfica, faleceu esta terça-feira, com 43 anos. O ex-avançado, que também teve carreira como treinador principal, lutou durante vários anos contra o cancro, depois de lhe ter sido descoberto um tumor no cérebro, ao qual foi operado.

Andrija Delibasic durante a apresentação como jogador do Benfica

Com mais de 400 jogos durante a carreira, Andrija Delibasic formou-se no Partizan tendo rumado a Espanha, em 2004, onde assinou pelo Maiorca, o primeiro clube a pronunciar-se sobre a morte do antigo atleta: "Lamentamos profundamente a perda de Andrija Delibasic, antigo jogador do clube. Enviamos as nossas condolências à sua família e entes queridos", pode ler-se na mensagem deixada pelo emblema espanhol. Entretanto, também o Hércules, outro emblema espanhol que Andrija Delibasic também representou durante a sua carreira, deixou uma mensagem de adeus ao ex-avançado. "O Hércules lamenta o falecimento de Andrija Delibasic, antigo jogador dos azuis e brancos. Desempenhou um papel fundamental na nossa promoção à Primeira Divisão na época 2009/2010. Jogou no Hércules durante duas épocas e marcou 20 golos. O clube gostaria de enviar as nossas condolências à sua família e amigos", escreveu nas redes sociais.

Dos três clubes portugueses que Andrija Delibasic representou ao longo da sua carreira enquanto jogador, o Sp. Braga foi o primeiro a reagir à sua morte. "O SC Braga manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Andrija Delibasic, jogador que representou o clube na temporada 2005/06, endereçando à família e amigos as mais sentidas condolências. Até sempre, Andrija Delibasic", escreveu o emblema minhoto, através de uma nota publicada no seu site oficial.

Andrija Delibasic chegou ao Benfica no mercado de inverno da época 2004/05, por empréstimo do Maiorca. Realizou um total de cinco jogos de águia ao peito, três no campeonato e dois na Taça de Portugal, onde acabou por estar presente na final da prova, que os encarnados para o V. Setúbal de José Rachão, por 2-1. O montenegrino não foi titular em nenhum dos cinco jogos que disputou pelas águias.

Depois de um curto período no Benfica, Andrija Delibasic reforçou o Sp. Braga no verão seguinte, novamente por empréstimo do emblema espanhol. Pelos bracarenses, o antigo ponta-de-lança montenegrino apontou um total de quatro golos em 10 jogos.

Já depois de uma passagem pelo AEK Atenas da Grécia, novamente sem grande sucesso, Andrija Delibasic regressaria a Portugal pela porta do Beira-Mar, onde também não brilhou. Pelos auri-negros, o ex-dianteiro realizou 15 jogos e marcou três golos, um deles frente ao Benfica, no empate a dois (2-2) da 24.ª jornada do campeonato em 2006/07.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela