Secções
Entrar

Ministério Público pede pena de prisão efetiva superior a cinco anos para casal Madureira

Luana Augusto 30 de junho de 2025 às 15:47

Procuradora não tem dúvidas que o caos gerado na assembleia-geral do FC Porto, a 13 de novembro, foi um plano traçado pelo casal e antigos líderes da claque dos Super Dragões.

O Ministério Público (MP) pediu esta segunda-feira penas de prisão efetivas superiores a cinco anos para Fernando e Sandra Madureira, no âmbito da Operação Pretoriano.

A procuradora Susana Catarino não tem dúvidas que o caos gerado na assembleia-geral do FC Porto a 13 de novembro foi um plano traçado pelo casal e antigos líderes da claque dos Super Dragões. Acusa-os, por isso, de "criarem um clima de intimidação e medo".

"Deixar os arguidos em liberdade seria passar a mensagem de que podem fazer tudo", começou por justificar. "É altura de fazer justiça a todos aqueles que não se puderam expressar livremente, não puderam dizer o que pensavam e que ainda hoje vivem com medo dos arguidos, aqueles que não puderam fazer o seu trabalho e que tiveram de ir ao hospital. Estas pessoas merecem justiça. Os arguidos têm de perceber que não podem fazer o querem."

A procuradora considerou que Fernando e Sandra Madureira foram os cabecilhas do plano - daí ter pedido a pena mais pesada para o casal. Recorde-se que o ex-líder dos Super Dragões está em prisão preventiva há quase 18 meses.

Já para os arguidos Vítor Catão, Hugo Carneiro, Vítor Aleixo e o filho Vítor Bruno, a procuradora sugeriu penas mais leves.

A Operação Pretoriano conta com mais de uma dezena de arguidos. Ao todo, estão em causa mais de 30 crimes, incluindo coação agravada, ofensas à integridade física, atentado à liberdade de informação e posse de arma proibida.

A leitura do acórdão deverá acontecer nas próximas semanas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela