Secções
Entrar

Governo do Gabão suspende seleção e despede equipa técnica após eliminação da CAN

Lusa 01 de janeiro de 2026 às 14:33

Executivo classificou a participação do país na prova como "desonrosa".

A eliminação do Gabão da Taça das Nações Africanas de futebol, logo na fase de grupos, levou o Governo gabonês a anunciar esta quinta-feira que demitiu toda a equipa técnica, afastou a grande figura, Pierre-Emerick Aubameyang, e suspendeu a seleção.
Pierre-Emerick Aubameyang é a principal figura da seleção do Gabão Instagram/Pierre-Emerick Aubameyang
Após três derrotas no Grupo F, ante Camarões (1-0), Moçambique (3-2) e Costa do Marfim (3-2), os gaboneses foram eliminados do torneio a decorrer em Marrocos, levando o ministério da Juventude, Desporto, Divulgação Cultural e Artes a agir. "O Governo decide a dissolução do corpo técnico, a suspensão da seleção nacional até novo aviso, e a exclusão dos jogadores Bruno Ecuélé Manga e Pierre-Emerick Aubameyang", pode ler-se em comunicado hoje divulgado. Classificando como "desonrosa" a participação na CAN2025, o executivo exige ainda à Federação Gabonesa de Futebol que "assuma toda a responsabilidade". Ecuélé Manga, de 37 anos, era até aqui o capitão dos gaboneses, enquanto Aubameyang, 'vice' nessas responsabilidades, é a grande 'estrela' do futebol daquele país, atualmente no Marselha e com passagens por Arsenal, Borussia Dortmund e FC Barcelona, entre outros. O Gabão era liderado pelo selecionador Thierry Mouyouma desde 2023, que enquanto jogador passou pelo futebol português, ao serviço de Leixões e Felgueiras.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela