Secções
Entrar

Fernando Gomes candidata-se à presidência do Comité Olímpico de Portugal

Lusa 20 de dezembro de 2024 às 17:27

Gomes vai deixar a FPF depois de cumprir o limite de mandatos e anunciou que tem o apoio das federações de basquetebol, canoagem, râguebi, ténis, atletismo e triatlo.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, apresentou-se esta sexta-feira como candidato à liderança do Comité Olímpico de Portugal (COP), garantindo que quer unir e agregar para dar mais dimensão olímpica a Portugal.

Paulo Calado/PC

Numamensagem de vídeopublicado no site da candidatura, Gomes, que vai deixar a FPF depois de cumprir o limite de mandatos, assegurou ter o apoio das federações de basquetebol, canoagem, râguebi, ténis, atletismo e triatlo.

"Para alguém que gosta de fazer e transformar, perante tão relevantes apoios, aos quais nos últimos dias se somaram contactos de vários dos nossos campeões olímpicos, é gratificante poder contribuir para o engrandecimento do olimpismo e continuar a elevar o desporto português ao mais alto nível nacional e internacional, como já o fiz noutras funções ao longo da minha vida", referiu.

Fernando Gomes apresenta-se "com enorme orgulho, mas grande motivação" à presidência do COP, garantindo que, "respeitando o pensamento de José Manuel Constantino", antigo líder do organismo, que morreu em agosto, está "consciente e empenhado em servir o desporto olímpico e continuar a projetar Portugal através do desporto".

"Da melhoria das instalações desportivas ao aumento dos apoios aos nossos atletas e federações, muito há a fazer e a transformar. Como sempre fiz na vida, venho para unir e agregar o valor de todos, e é com todos que irei impulsionar Portugal e o movimento olímpico nacional no mundo. Juntos vamos dar mais dimensão olímpica a Portugal", concluiu.

Fernando Gomes é o quinto candidato anunciado à presidência do COP, juntando-se ao ainda secretário-geral José Manuel Araújo, a Jorge Vieira, antigo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, e a Laurentino Dias e Alexandre Mestre, antigos secretários de Estado do Desporto.

As eleições dos Órgãos Sociais do Comité Olímpico de Portugal (COP) para o mandato 2025-2029 estão marcadas para 19 de março de 2025.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela