Secções
Entrar

Benfica e FC Porto com testes difíceis na Taça de Portugal

11 de dezembro de 2017 às 12:53

O Sporting receberá o Vilaverdense. Os três 'grandes' procuram juntar-se ao Cova da Piedade, da II Liga.

Benfica e FC Porto vão disputar a presença nos quartos de final da Taça de Portugal de futebol frente a Rio Ave e Vitória de Guimarães, respectivamente, nos únicos embates entre primodivisionários, enquanto o Sporting recebe o Vilaverdense.

Os 'leões', que partilham a liderança da I Liga com o FC Porto, recebem o segundo classificado da Série A do Campeonato de Portugal, depois de terem eliminado Oleiros (4-2), também do terceiro escalão na terceira eliminatória, e Famalicão (2-0), da II Liga, nos 16 avos.

A equipa do distrito de Braga vai tentar no Estádio José Alvalade, em Lisboa, na quarta-feira, a partir das 19:00, protagonizar nova surpresa na competição, depois de ter eliminado na terceira ronda o Boavista (1-0), da I Liga.

Duas horas depois do início do embate dos 'leões', entra em campo o tetracampeão Benfica, detentor do troféu, no recinto do Rio Ave, onde as duas equipas já empataram (1-1) na quarta jornada do campeonato, a partir das 21:00.

Os 'encarnados', que venceram na prova Olhanense (1-0) e Vitória de Setúbal (2-0), têm tido em Vila do Conde um terreno difícil nas últimas temporadas, embora somem cinco triunfos noutros tantos embates para a Taça -- incluindo a final de 2014 -- com o Rio Ave, que ocupa o sexto lugar do campeonato e esta época já eliminou Sanjoanense (4-0) e Sporting de Braga (1-0).

Na quinta-feira, também o FC Porto, líder do campeonato, deverá ter uma tarefa complicada frente ao Vitória de Guimarães, com a teórica vantagem de jogar em casa, naquela que é uma reedição da final de 2011.

Os 'dragões' recebem o finalista da época passada e atual sétimo classificado da I Liga, que não vence no terreno 'azul e branco' desde 1995/96, somando desde então apenas um empate, em 2004/05.

O FC Porto defronta pela segunda ronda consecutiva equipas do primeiro escalão, depois de ter eliminado o Portimonense (3-2), graças a dois golos nos descontos da segunda parte. Na terceira ronda, os 'dragões' golearam o Lusitano de Évora (6-0).

Os vimaranenses também se estrearam na prova com vitória folgada sobre uma equipa alentejana, por 6-1, frente ao Vasco da Gama, da Vidigueira, antes de derrotarem o também primodivisionário Feirense (2-1).

Os três 'grandes' procuram juntar-se ao Cova da Piedade, da II Liga, que se qualificou para os quartos de final na passada quarta-feira, ao vencer na visita ao Marítimo no desempate através de grandes penalidades, por 4-2, depois de um 'nulo' no tempo regulamentar e no prolongamento.

Os restantes representantes da I Liga, Desportivo das Aves e Moreirense, vão defrontar, respetivamente, União da Madeira e Santa Clara, do segundo escalão.

Nos quartos de final vai estar, pelo menos, uma equipa do Campeonato de Portugal, uma vez que Praiense e Farense se defrontam, na próxima quarta-feira, enquanto o Caldas, também do terceiro escalão, joga com a Académica, da II Liga, no último jogo da ronda, marcado para 30 de Dezembro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela