Secções
Entrar

Belenenses pode constituir nova SAD e jogar na Liga

Record 27 de abril de 2022 às 15:38

O acordão do Tribunal da Relação de Lisboa refere que Belenenses e Belenenses SAD não têm qualquer relação.

O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a separação entre Belenenses, do Campeonato de Portugal, e Belenenses SAD, da Liga Bwin, anunciou esta quarta-feira o clube da Cruz de Cristo, que pode constituir nova SAD.

Em comunicado assinado pela direção liderada por Patrick Morais de Carvalho, o clube lisboeta informou que foi notificado da "decisão relativa ao recurso, apresentado pela B-SAD [Belenenses SAD], da sentença que, em outubro de 2021, validava a separação das duas entidades", com nova recusa a ser feita pelo Tribunal da Relação de Lisboa.

"O acórdão do Tribunal da Relação, proferido por unanimidade, confirma a real e efetiva separação das entidades. O recurso da B-SAD foi considerado totalmente improcedente, mantendo-se a sentença recorrida nos seus precisos termos", explicam.

Esses termos assentam no reconhecimento de que "o clube já não é acionista da B-SAD, porque a venda da participação social que detinha foi válida", afirmando que "o nexo identitário entre a B-SAD e o clube já se quebrou definitivamente", pois "o clube já não é o clube fundador da B-SAD" e esta "já não é a sociedade desportiva do clube".

Comunicado do Belenenses

O Clube de Futebol "Os Belenenses" informa os seus associados, adeptos, simpatizantes, e toda a comunidade desportiva, incluindo os meios de Comunicação Social, de que foi hoje notificado pelo Tribunal da Relação de Lisboa de decisão relativa ao recurso, apresentado pela B-SAD, da sentença que em Outubro de 2021 validava a separação das duas entidades.

Pretendia, com a acção inicial movida em 2018, a B-SAD ligar perpetuamente o Clube à B-SAD, impedindo o Clube para todo o sempre de chegar às competições profissionais, impedindo o Clube de constituir nova SAD ou SDUQ e de seguir o seu caminho desde a última divisão distrital até à I Divisão Nacional, baseado no mérito desportivo.

Os pedidos foram recusados em Outubro de 2021 e de novo em Abril de 2022.

O acórdão do Tribunal da Relação, proferido por unanimidade, confirma a real e efetiva separação das entidades. O recurso da B-SAD foi considerado totalmente improcedente, mantendo-se a sentença recorrida nos seus precisos termos:

1. Reconhece que o Clube já não é accionista da B-SAD, porque a venda da participação social que detinha foi válida.
2. Afirma que o nexo identitário entre a B-SAD e o Clube já se quebrou definitivamente.
3. Decide que o Clube já não é o clube fundador da B-SAD.
4. Decide que a B-SAD já não é a sociedade desportiva de futebol do Clube.
5. Decide que o Clube não está condenado a apenas participar nas competições desportivas de futebol profissional através da B-SAD.
6. Decide que nada impede o Clube de constituir uma nova sociedade desportiva para competir no futebol profissional, assim consiga o mérito desportivo para lá chegar.

As pretensões da B-SAD contra o Clube foram desatendidas em toda a linha, e continua a B-SAD condenada a pagar todas as custas.

A Direcção do Clube de Futebol "Os Belenenses" destaca que a importante vitória alcançada na Justiça corresponde à interpretação que sempre fez da lei das SAD, e que esteve na origem do caminho seguido desde 2018, por decisão dos seus associados.

O Clube de Futebol "Os Belenenses" reforça o apelo a todas as entidades ligadas ao desporto para que cessem, no imediato, toda e qualquer acção que fomente a confundibilidade entre a B-SAD e o Clube de Futebol "Os Belenenses".

Apela também o Clube para que a administração da SAD retire da confirmação desta decisão as devidas ilações e contribua, decisivamente, com acções concretas, para a pacificação do futebol português, nomeadamente assumindo o que os Tribunais vão repetindo e confirmando: a B-SAD nada tem a ver com o Belenenses e deve assumir outra identidade.

Com a certeza de vencer!

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela