Secções
Entrar

AVENIDA CONVIDA é o novo ciclo de talks sobre Lisboa

12 de março de 2025 às 15:56

AVENIDA CONVIDA é o novo ciclo de talks sobre Lisboa Entre março e junho, grandes nomes da cultura revelam faces desconhecidas da Avenida da Liberdade

A Associação Avenida abre o programa deste ano com uma novidade. Entre os meses de março e junho, lança o Avenida Convida, um ciclo de Talks sobre os temas mais fascinantes da Avenida da Liberdade e de Lisboa. O evento decorre em espaços emblemáticos da cena cultural da capital. São eles a Livraria Buchholz, o Teatro Tivoli BBVA, a Sociedade Nacional de Belas Artes e o Museu Medeiros e Almeida.

1 de 5

A iniciativa é da responsabilidade da Associação Avenida, cuja missão se foca em dar a descobrir a Avenida da Liberdade, ao grande público. O programa de talks resulta do convite feito a estes associados da área da cultura, para refletirem e partilharem temas que prometem entusiasmar uma audiência de eternos curiosos.

Todos os meses, o Avenida Convida vai debruçar-se sobre um tema particular, e num espaço diferente, focando a relação da arte, da música, do cinema e da própria história com o espaço envolvente, contando para isso com oradores de excelência, entre historiadores, curadores de arte, especialistas, intelectuais, artistas plásticos e escritores que, com o seu profundo conhecimento das histórias da história da Avenida vão revisitar espaços, pessoas e memórias, que fazem de Lisboa um lugar tão único e especial.

Enquanto centro nevrálgico, a Avenida da Liberdade tem uma importância que transcende a notória oferta que constitui o Luxury District de Lisboa. Ela acolhe um vasto património, é palco de história, um testemunho vivo da evolução social e urbana, um reflexo da identidade da cidade ao longo dos séculos.

É precisamente este conjunto rico de significados e conhecimento que o Avenida Convida pretende oferecer, através de uma visão multifacetada, da Avenida da Liberdade, explorando a sua origem, as suas transformações ao longo dos anos, as figuras e eventos que nela marcaram presença e o papel que atualmente desempenha na vida da cidade.

PROGRAMAÇÃO

19 de março – 18h30 Livraria Buchholz

"Espiões em Lisboa Durante a II Guerra Mundial"

Oradores

Irene Flunser Pimentel – Historiadora, autora de "Espiões em Portugal durante a II Guerra Mundial" e "Judeus em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial "

Marisa Filipe – Investigadora e guia turística: Lisboa dos Espiões, Lisboa Judaica, Aristides Sousa Mendes.

Domingos Amaral – Jornalista e escritor. Autor de "Enquanto Salazar Dormia"

Moderadora

Joana Stichini Vilela – Jornalista e autora

Duração 1h30

Entrada Livre

Rua Duque de Palmela, nº 4

 

22 de abril – 18h00 -Teatro Tivoli BBVA

"Ir ao Cinema na Avenida: A Memória das Salas de Lisboa"

Oradores

Frederico Corado – Realizador e produtor de cinema, encenador de teatro, membro da Academia Portuguesa de Cinema

Paulo Trancoso – Presidente da Academia Portuguesa de Cinema e produtor de cinema

Duração 60m

Entrada Livre

Avenida da Liberdade, 185

 

19 de maio – 18h00 Teatro Tivoli BBVA

"Modelos de gestão de concertos nas salas de espetáculos, na atualidade"

Oradores

Ana Carvalho – Diretora Teatro Tivoli BBVA, Produtora e Musicóloga

Valter Lobo – Músico independente e produtor

Duração 60m

Entrada Livre

Avenida da Liberdade, 185

 

5 de junho – 18h30 - Sociedade Nacional de Belas Artes

"Sociedade Nacional de Belas Artes: 100 anos de arte na Avenida da Liberdade"

Oradores

Emília Nadal – Pintora

Vítor Serrão – Doutorado em História da Arte

Silvia Chicó – Docente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Margarida Calado – Docente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Moderador

José Luis Porfírio - Museólogo e crítico de arte

Duração: 60m

Entrada Livre

Rua Barata Salgueiro, n 36

 

25 de junho – 18h00 -  Museu Medeiros e Almeida

"A Avenida que mudou a vida dos lisboetas"

Oradores

Paulo Almeida Fernandes - Conservador do Museu de Lisboa

Joana Sousa Monteiro - Diretora do Museu de Lisboa

Moderadora

Simonetta Luz Afonso - Administradora Museu Medeiros e Almeida

Duração 60m

Entrada Livre

Rua Mouzinho da Silveira, nº 4

 

Conheça o programa em pormenor, e sempre atualizado na página oficial da Avenida da Liberdade:  https://avliberdade.com/avenida-convida-e-o-novo-ciclo-de-talks-sobre-lisboa-e-a-avenida-da-liberdade/

Associação Avenida

A Avenida da Liberdade é promovida pela Associação Avenida, que tem como missão, entre outras, comunicar a extraordinária oferta que é possível encontrar no Luxury District de Lisboa. A Associação tem mais de 130 associados de áreas diversas, nomeadamente lojas, hotéis, restaurantes, serviços e espaços dedicados à cultura. É uma Associação aberta a todos os interessados com espaços na principal artéria de Lisboa, que se queiram juntar para a uma só voz, promover a avenida nas vertentes comercial e cultural, interagir com as entidades públicas e beneficiar todos aqueles que ali se encontram.

Conheça todos os associados no site oficial da Avenida da Liberdade.

FOLLOW

Site – https://avliberdade.com/

Instagram – https://www.instagram.com/avenida.liberdade/

Facebook – https://www.facebook.com/avenidadliberdade

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela