Secções
Entrar

Quase 30% das crianças portuguesas dos dois aos 10 anos têm excesso de peso

19 de setembro de 2017 às 15:59

As crianças das regiões autónomas apresentam os piores resultados, segundo o estudo divulgado esta terça-feira

Quase 30% das crianças em Portugal entre os dois e os 10 anos têm excesso de peso, segundo um estudo divulgado esta terça-feira e que envolveu mais de 17 mil crianças no último ano lectivo.

O estudo da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) mostra, a nível regional, "resultados alarmantes: as crianças dos Açores apresentaram a maior percentagem (36,6%) de excesso de peso.

A seguir aos Açores surge a região da Madeira, com 36,4% de crianças com excesso de peso. A Madeira registou ainda a maior prevalência de crianças obesas, com 18,4% e foi a única a mostrar maior percentagem de alunos com obesidade comparativamente aos que revelaram pré-obesidade.

Norankingregional dos alunos com excesso de peso segue-se a região Norte com 31,4%, a região Centro com 28,8%, a região de Lisboa e Vale do Tejo com 25,8% e finalmente a região do Alentejo e do Algarve, ambas com uma prevalência de 23,4%.

A APCOI realizou este estudo no ano lectivo 2016/2017, envolvendo mais de 17 mil crianças dos dois aos dez anos de 388 escolas de 139 concelhos de todos os distritos e das regiões autónomas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela