Secções
Entrar

Assinado protocolo para mudar prova de acesso à especialidade médica

10 de novembro de 2017 às 18:47

O "exame Harrison" está em vigor há 40 anos e é criticado por se concentrar na memorização.


Um protocolo que vai mudar a prova nacional de acesso à especialidade médica, uma alteração reclamada há décadas, foi hoje assinado entre escolas, médicos, estudantes e o Ministério da Saúde.

1 de 3
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

Em causa está o "exame Harrison", a prova que os médicos têm de realizar para poderem aceder a uma especialidade e que está em vigor há 40 anos, sendo criticado por ser demasiado focado na memorização.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sublinhou à agência Lusa a importância do momento que, acredita, "vai mudar a medicina em Portugal".

O protocolo foi assinado por elementos da Ordem dos Médicos, das escolas médicas portuguesas, dos estudantes de medicina e do Ministério da Saúde, representado pelo ministro, o secretário de Estado e Adjunto e a presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

"Finalmente chegou-se a um acordo para se mudar a prova de acesso à especialidade", disse o bastonário, recordando que há muito que se reclamava uma prova que contemplasse mais o raciocínio clínico, não obstante a importância da memória.

A partir de 2019 os candidatos a especialistas já vão realizar esta prova e no próximo ano a mesma será aplicada a um grupo piloto.

À partida, a prova passará de 100 para 150 perguntas, mas tendo por base histórias clínicas que porão à prova o raciocínio dos candidatos.

"Vai deixar de ser uma prova de cruzes apenas para a memorização, mas vai ter de incluir uma área de raciocínio em todas as áreas", adiantou Miguel Guimarães.

Caberá agora ao grupo que vai coordenar a prova definir um conjunto de questões práticas, sendo certo que a mesma se baseará num princípio: "A memória é uma peça central de qualquer conhecimento, mas em profissões como a médica, a capacidade de raciocínio clínico é fundamental", explicou.

O novo exame aproxima-se dos modelos internacionais, como o norte-americano, que inclui 300 perguntas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela