No dia 11 de outubro, pelas 16h30, realiza-se a cerimónia de anúncio dos distinguidos da 2ª edição do SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME.
As mais de 500 candidaturas recebidas nesta edição, de todo o território continental e ilhas, superaram o objetivo estabelecido para 2023. Destas candidaturas, o júri selecionou 12 projetos finalistas, de entre os quais foram distinguidas três PME heróis da sustentabilidade.
Nesta 2ª edição em Portugal o SME EnterPRIZE alargou o foco para além da sustentabilidade ambiental e passou a abranger também a sustentabilidade social.
As vertentes alvo de análise e avaliação são as seguintes: Modelo de negócio; Pessoas (i.e., diversidade, equidade e inclusão); Inovação e transformação digital; Produto/Oferta; e Serviços.
A sustentabilidade está na origem da estratégia do Grupo Generali, que atua como grupo segurador responsável, investidor responsável, empregador responsável e cidadão responsável, com foco na construção de uma sociedade mais resiliente e mais justa.
Com este prémio, a Tranquilidade Generali tem por objetivo inspirar e incentivar modelos de negócio que aliem inovação e práticas de sustentabilidade com impacto positivo na sociedade, no ambiente e na economia real, bem como promover o debate público sobre a sustentabilidade.
As vertentes alvo de análise e avaliação são: Modelo de negócio; Pessoas; Inovação e transformação digital; Produto/Oferta; e Serviços
Prémios
A empresa vencedora receberá seguros e serviços da Tranquilidade avaliados em 15 mil euros e também uma forte exposição mediática e publicitária nos meios do Grupo Cofina Media.
A 28 de novembro, o vencedor nacional vai ainda participar na cerimónia europeia, em Bruxelas, onde representará Portugal. Este evento final acontece para celebrar os Heróis Europeus da Sustentabilidade dos nove países participantes e conta com a presença de representantes da Comissão Europeia.
Mais informação disponíveis aqui.
Iniciativa da Generali Tranquilidade, em associação com o Correio da Manhã e a Sábado
O SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME é uma iniciativa da Generali Tranquilidade, em associação com o Correio da Manhã e a Sábado, que conta com a EY, como knowledge partner, responsável pela metodologia, receção e análise das candidaturas. O júri é constituído por um grupo de personalidades independentes, figuras destacadas da área empresarial, académica, associativa e governamental, com provas dadas na área da sustentabilidade.
Júri da iniciativa
Alberto Castro, economista e professor, Católica Porto Business School
Alexandra Azevedo, presidente da Direção Nacional, Quercus
Gonçalo Salazar Leite, professor Convidado, Católica Lisbon SBE
Isabel Capeloa Gil, reitora, Universidade Católica Portuguesa
João W. Meneses, secretary general, BCSD Portugal
Joaquim Macedo de Sousa, diretor Executivo, HIESE – Habitat de Inovação Empresarial nos Setores Estratégicos
Jorge Portugal, diretor geral, COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação
Luís Veiga Martins, associate dean e diretor de Sustentabilidade, Comunity Engagement & Sustainable Impact e Nova School of Business and Economics
Luísa Schmidt, socióloga, ICS – UL e coordenadora do OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade
Margarida Couto, presidente, GRACE – Empresas Responsáveis
Nelson Lage, presidente do Conselho de Administração, ADENE - Agência Portuguesa da Energia
Nuno Gonçalves, vogal do Conselho Diretivo, IAPMEI
Nuno Lacasta, presidente do Conselho Diretivo, APA – Agência Portuguesa do Ambiente
Nuno Mangas, presidente, COMPETE 2020