O que deve mesmo saber
A instalação e a correta utilização dos sistemas implicam mais qualidade no funcionamento e uma vida útil ainda maior
Contar com um equipamento de climatização nas nossas casas ou no local de trabalho é uma boa opção para manter a temperatura ambiente em níveis agradáveis e deixar, definitivamente, para trás o calor ou o frio excessivo.
Hoje em dia é já bastante fácil adquirir este tipo de equipamentos nas grandes superfícies ou em lojas da especialidade, mas o mais difícil pode ser, depois, assegurar que todo o processo de instalação e manutenção decorre conforme previsto.
Convém lembrar que a falta de cuidado com os equipamentos pode gerar riscos para a saúde dos seus utilizadores, bem assim como diminuir a vida útil do aparelho.
Na falta de uma correta higienização pode acontecer uma reutilização do ar com pó acumulado e no qual vamos encontrar fungos, vírus e bactérias. Recentemente, esta questão gerou bastante preocupação devido à proliferação do coronavírus, levando mesmo à necessidade de se desligarem alguns destes sistemas nos hospitais.
A minimização do ruído emitido por estes aparelhos é outra questão importante a ter em conta, bem assim como a perceção do melhor local para realizar a sua instalação. No caso da habitação, as escolhas recaem, por norma, na sala ou nos quartos, mas devem evitar-se paredes que apanham normalmente muito sol, bem assim como a sua colocação junto a cortinas, persianas e móveis robustos (guarda-roupas e painéis, por exemplo) que podem impedir a circulação do ar e, consequentemente, retardar a refrigeração total do ambiente.