Sábado – Pense por si

C-Studio

Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Riqueza e diversidade de produtos

A LactAçores aproveita as mais-valias de cada uma das suas cooperativas e o saber da experiência construída ao longo dos anos. Esta é a base do seu sucesso.

24 junho 2021 12:22

LactAçores foi criada com o intuito de enaltecer a origem dos laticínios dos Açores. Composta pelas cooperativas açorianas Unileite, Uniqueijo e CALF, comercializa em exclusivo os laticínios produzidos por estas, tais como leite, natas, queijo e manteiga. Sinónimo de confiança, esta União de Cooperativas possui um rígido sistema de controlo de qualidade e segurança que lhe permite ser reconhecida como fornecedora de produtos de excelência. Mas para conhecer melhor esta organização falámos com Nuno Sousa, diretor Comercial & Marketing da LactAçores.

Riqueza e diversidade de produtos
Riqueza e diversidade de produtos

O que diferencia a LactAçores?

O facto de sermos uma União de Cooperativas tem-nos permitido oferecer uma maior riqueza e diversidade de produtos. Aproveitamos as mais-valias de cada cooperativa e o saber da experiência construída ao longo dos anos para partilhar o que de melhor temos. Além disso, notamos uma maior relação com os portugueses com as nossas marcas, quer estejam em Portugal ou fora. A preocupação com a saúde e vida saudável é, também, uma tendência consumada e parte do perfil de consumidor dos dias de hoje. Esta vertente está muito presente na LactAçores, tendo vindo a desenvolver produtos que satisfaçam essa necessidade, tal como no caso do leite, em que fomos pioneiros na produção de leite açoriano sem lactose.


A pandemia afetou-vos?

A pandemia prejudicou a atividade económica mundial, tendo, naturalmente, afetado a LactAçores, pela instabilidade comercial e pelas mudanças de hábitos dos consumidores. Neste contexto, temos inovado, desenvolvendo novos produtos, novos sabores, novo packaging. O consumidor está mais atento, dando preferência ao que provém de regiões e produção mais sustentáveis e saudáveis, como é o caso dos produtos da LactAçores.

Riqueza e diversidade de produtos
Riqueza e diversidade de produtos

Lançaram recentemente algum novo produto no mercado?

Lançámos a edição limitada Queijo São Miguel 36 meses de cura. Esta nova aposta representa o empenho e conhecimento da equipa LactAçores e dos seus produtores em se desafiarem diariamente para apresentar os produtos mais exclusivos, criados com a melhor matéria-prima que a natureza dos Açores tem para oferecer.

E vão lançar mais algum produto?

Com o saber-fazer consolidado ao longo de anos, iremos continuar a apostar em edições limitadas na categoria de Queijo Ilha, muito valorizada pelos consumidores e clientes. Já no leite, iremos reforçar as nossas referências Nova Açores Pastagem, com leite proveniente de vacas que pastam livremente durante os 365 dias do ano. Na gama Nova Açores Pastagem, destacam-se as referências 0% Lactose, com uma aceitação cada vez maior por parte dos consumidores – um leite de pastagem dos Açores, com todo o sabor e sem lactose, sendo ideal para quem é intolerante à lactose, mas não abdica de um copo de leite açoriano.


Quais são as vossas marcas mais conhecidas?

Com maior presença no mercado e notoriedade são a Nova Açores (leite, queijo, manteiga e natas), Nova Açores Pastagem (leite), o Queijo São Jorge DOP (um queijo único, produzido a partir de leite cru), Ilha Azul (leite e manteiga da ilha do Faial) e o Queijo São Miguel (queijo da ilha de São Miguel, produzido com leite pasteurizado). Temos ainda outras marcas de queijo da ilha de São Jorge, como Topo, Lourais, Beira, bem como o Famoso (um queijo ilha de São Miguel) e as referências de queijo do Faial, como Moledo e Capelinhos. Estas marcas complementam o nosso portefólio e são referências que continuamos a trabalhar, com o intuito de aumentar a sua expressão no mercado.

Riqueza e diversidade de produtos
Riqueza e diversidade de produtos

Qual é o segredo do sucesso destes produtos?

A portugalidade está sempre patente na nossa origem, e em tudo o que lançamos. Sendo os nossos produtos provenientes dos Açores, a sua origem é, por si só, diferenciadora. Um arquipélago rico em património, com uma natureza deslumbrante e com a sua autenticidade, permite-nos transmitir toda esta herança cultural e patrimonial nas nossas marcas. Proporcionamos experiências (e excelência!) de sabores tradicionais e genuínos.

Quais são os desafios para o futuro da vossa empresa?

O mercado, tanto a nível nacional como internacional, é bastante concorrencial. Para continuarmos esta senda de crescimento que temos tido, tentamos manter a capacidade de nos reinventarmos para continuar a surpreender os clientes, para tornar as nossas marcas mais relevantes e para inovar, conseguindo desta forma responder às tendências e às necessidades do consumidor. Continuar a promover os nossos produtos, aproximarmo-nos mais dos nossos consumidores e a dar a conhecer as riquezas que o saber e anos de experiência no mundo dos laticínios nos permitem criar, mantendo a nossa legítima essência.


Caixa com números:

82,8 milhões de euros de faturação em 2020


7% tem sido o crescimento médio anual da LactAçores desde a fundação, em 2004


66 colaboradores distribuídos por São Miguel, São Jorge e Faial e em Portugal continental


12 marcas comercializadas