Secções
Entrar

A importância da agricultura na sociedade

Agricultores são fundamentais para as regiões e países e o surto apenas veio reforçar essa realidade

02 de julho de 2020 às 09:54

A pandemia provocada pela covid-19 obrigou a sociedade a adaptar-se a uma nova realidade, que veio alterar conceitos e princípios em vigor. No entanto, durante este período conturbado, a importância da agricultura saiu reforçada, tendo-se constatado, de uma forma clara e inequívoca, que os agricultores não podem parar, porque da sua atividade resulta o abastecimento alimentar imprescindível e indispensável à sobrevivência da população de qualquer região ou país.

Desde sempre que a agricultura é fundamental na sobrevivência da humanidade no nosso planeta e é nos períodos de crise profunda e inesperada que acaba por se valorizar o setor agrícola. O mundo moderno em que vivemos levou à concentração da população nos meios urbanos. Consequentemente, abandonou-se o mundo rural, tendo surgido uma nova sociedade de consumo da qual emergiu o falso conceito de os alimentos aparecerem nos diferentes canais de distribuição, de uma forma fácil e simplista, e, assim, poderem e deverem ser adquiridos pelos consumidores a preços baixos. Este modelo de sociedade promovido pela globalização mundial tem de ser repensado, porque uma alimentação saudável e equilibrada dos cidadãos deve proporcionar rendimentos dignos a todos os elementos da cadeia alimentar, nomeadamente aos agricultores.

Nos Açores, a importância da agricultura tem-se mantido ao longo do tempo e quem nos visita aprecia e valoriza esta diferenciação, em que o papel do agricultor açoriano é fundamental, não só pelas suas implicações na coesão socioeconómica, mas também como o principal preservador e protetor da natureza mágica do arquipélago.

Outros Conteúdos