Desde 2005 que o Grupo Ageas Portugal opera em Portugal, País no qual aposta para desenvolver marcas comerciais como Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental e Seguro Directo, e que ajudam os clientes "a gerir, antecipar e a proteger-se contra riscos e imprevistos, para que possam viver o presente e o futuro com a máxima segurança e serenidade", lê-se na apresentação do Grupo Ageas Portugal no site oficial. Um futuro que passa, incontornavelmente, pela sustentabilidade. E não falamos apenas de sustentabilidade na abordagem ambiental, mas sim nas três ambições que compõem a visão transversal do Grupo Ageas Portugal para o tema: saúde, resiliência climática e inclusão. Esta abordagem sistémica na forma como o grupo vê a sustentabilidade é fruto de um trabalho integrado consolidado.
A estratégia de sustentabilidade já deu ao Grupo Ageas Portugal duas distinções. Em 2023, a AGEAS foi vencedora na categoria de "Governação Organizacional" dos Prémios APEE 2023 e, enquanto organização, recebeu ainda uma menção honrosa na categoria "Bem-estar e Cidades Sustentáveis" do Prémio Nacional de Sustentabilidade 2023.
Mais inclusão
Uma das ambições a longo prazo estabelecidas pelo Grupo Ageas Portugal em termos de sustentabilidade passa por "fomentar a inclusão na cultura e no negócio do Grupo". Para atingir este objetivo, o Grupo Ageas Portugal definiu uma estratégia e um plano de ação de longo prazo que acompanham o ciclo estratégico da empresa e que seguem três pilares-base da estratégia de Diversidade e Inclusão do Grupo Ageas Portugal. São eles: o ambiente de trabalho, a gestão de talento e a consolidação de uma marca e negócio mais inclusivos.
Indicadores do Grupo Ageas Portugal em 2022
14 Nacionalidades diferentes
46% Mulheres em cargos de gestão
98% Colaboradores com contrato sem termo
88,8% Compras a fornecedores nacionais ou internacionais com representação em Portugal
+ 5.900 Nº de horas de voluntariado
1,8 milhões de euros De investimento em donativos e mecenato para a comunidade
Sociedade mais saudável
Proteger a saúde das pessoas faz parte das preocupações do Grupo Ageas Portugal, daí a ambição de contribuir para uma sociedade mais saudável, através de uma maior aposta na criação de soluções para as doenças crónicas, saúde mental e envelhecimento, a partir das suas marcas comerciais, como a Médis e a Ageas Seguros. Também internamente, o bem-estar das suas pessoas é uma prioridade para o Grupo Ageas Portugal, que disponibiliza um espaço de saúde, que permite o acesso a serviços de medicina do trabalho, medicina curativa, enfermagem, serviço social, osteopatia, acupuntura, massagens, medicina tradicional chinesa, sala de amamentação e ainda consultas de nutrição gratuitas e um serviço de acompanhamento interno de gestão de doença oncológica.
Promover a resiliência climática
O Grupo Ageas Portugal está comprometido com o uso eficiente e responsável dos recursos naturais e com a redução da sua pegada ambiental. A mudança para novos edifícios possibilitou um maior controlo e melhor gestão dos consumos energéticos, além de ter permitido condições que promovem uma mobilidade mais responsável, através da disponibilização de carregadores para veículos elétricos, balneários para quem se desloca em micromobilidade e estacionamento para bicicletas e trotinetes. Além disso, o Grupo Ageas Portugal tem vindo a adaptar gradualmente a sua frota para incluir mais veículos híbridos e elétricos – que representavam, ambos, 28% dos veículos da frota, em 2022.
Subida nos rankings do MercoO Merco é a entidade que mede a reputação corporativa e reputação ESG (Environmental, Social e Governance), Comparando a posição nos rankings de 2022 e de 2023, o Grupo Ageas Portugal melhorou significativamente. No ranking das empresas com melhor reputação, referente a 2023 e divulgado recentemente, o Grupo Ageas Portugal conquistou 38 posições. Em 2022, o Grupo Ageas Portugal ocupava a 78.ª posição. Os dados mais recentes mostram a subida à 40.ª posição, agora com 5.743 pontos.
O Grupo Ageas Portugal, grupo económico de referência no setor dos seguros e serviços, vê a sustentabilidade como um caminho incontornável e os prémios e reconhecimentos trazem visibilidade a estas medidas, que fazem parte da jornada de sustentabilidade do Grupo Ageas Portugal.
Por via do seu negócio, o Grupo Ageas Portugal tem trabalhado em mais três abordagens: o aumento da eficiência energética do portefólio imobiliário; a integração de critérios de sustentabilidade em 100% nas decisões de investimento; e o desenvolvimento de soluções nas ofertas de vida, não vida e saúde.
É ainda de destacar um projeto dedicado à promoção da ética, "Ética e Compliance – Together for a better future!", projeto ao qual foi dada continuidade em 2023, em parceria com a Universidade Católica do Porto/Católica Business School.
Além dos seguros, o Grupo Ageas Portugal disponibiliza serviços através da Clínica Médis, Kleya, Ageas Repara, Pétis e do mais recente lançamento, Livo.
Objetivos do Grupo Ageas Portugal
1. Garantir que os colaboradores estão preparados para a transformação digital e social, por meio da requalificação de competências, endereçando os desafios da nova era de trabalho híbrido, a diversidade & inclusão e a qualidade de vida.
2. Reduzir as emissões, enquanto define processos que permitam aos fornecedores do Grupo Ageas Portugal ter em atenção o impacto ambiental e social e incutindo preocupações ambientais na relação com os clientes.
3. Rever todo o portefólio de ativos do Grupo Ageas Portugal e implementar critérios sociais e ambientais nas decisões de investimento.
4. Trabalhar ativamente na mitigação e combate à corrupção, apostar na transparência, na prestação de contas e na colaboração com as entidades das quais são membros.
5. Ir mais além nas parcerias, estabelecendo relações com parceiros que têm por missão responder aos desafios da sociedade.
6. Desenvolver uma oferta de produtos e serviços que enderece os desafios de sustentabilidade nas áreas de saúde, vida e não vida. Literacia, prevenção e acesso aos serviços que disponibilizam são o centro das atenções no Grupo Ageas Portugal.