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Enviar o artigo: De Mangualde a Paris
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De Mangualde a Paris
A União Europeia cumpre 60 anos mergulhada numa crise existencial, mas as suas vantagens pesam mais na balança. Uma delas, a livre circulação de bens e pessoas, dá-nos uma certeza: de Mangualde a Paris com o Peugeot 308 é uma viagem de sonho
Em 1957, seis países assinaram um documento importantíssimo para a realidade de hoje. Denominaram-no de Tratado de Roma e com ele foi criada a Comunidade Económica Europeia (CEE). Estavam lançadas as bases para uma união cada vez maior dos povos da Europa, representada hoje por 27 Estados-membros (o Reino Unido, em processo de saída do bloco europeu – Brexit – já não participou nas comemorações da semana passada na capital italiana).
O aniversário chega num dos momentos mais baixos da existência desta comunidade europeia, que enfrenta uma tempestade de crises, com epicentro naqueles que questionam a sua identidade e, mesmo, a sua existência. Apesar do momento crítico, há razões para gostar muito desta União Europeia (UE). A cidadania europeia – institucionalizada com o Tratado de Maastricht (aquando da passagem de CEE para UE), em 1992 – é uma delas.
O que quer isto dizer? Que qualquer cidadão que tenha nacionalidade de um Estado-membro tem o direito de circular e residir livremente na comunidade. E isso leva-nos à questão da mobilidade. Somos livres de circular, parar e apreciar e, por isso, só nos resta um bom carro nas mãos para tornar qualquer viagem por este espaço livre numa viagem de sonho.
De vidros abertos, sol e estrelas na vista panorâmica, música em alto volume, um sistema de navegação com um destino imprevisível e muito espaço na bagageira para malas e, quem sabe, uma ou duas pranchas de surf, é assim que se aproveita em grande as próximas férias de Verão com um carro que já vem com 34 prémios internacionais. Estas são as quatro razões para escolher o Peugeot 308 e desfrutar da mobilidade pela Europa.
Simplicidade é a sofisticação suprema
A fórmula é de Leonardo da Vinci e o Peugeot 308 apoderou-se dela da melhor forma. Depurado, tecnológico e elegante, nenhum detalhe foi deixado ao acaso neste modelo renovado.
Há quem dê um nome ao carro, há os que tratam dele como se se tratasse da nova namorada e ainda aqueles que sentem e mostram que o carro é o seu melhor acessório. Românticos, desportivos, confiantes. Todos se apaixonam pelo design do Peugeot 308. É suave, elegante, atlético, sem imperfeições e moderno.
Esta é também uma proposta à medida da família e está disponível em duas versões distintas: a berlina de cinco portas e a "carrinha" SW para quem necessita ainda de mais espaço, sobretudo ao nível da bagageira.
Intuitivo, depurado e funcional
O número de botões na consola central foi reduzido ao mínimo e os materiais utilizados nas decorações são nobres e valorizantes. O interior do 308 conjuga estética com funcionalidades intuitivas. A grande novidade tecnológica passa mesmo pelo i-Cockpit, onde os comandos se reúnem num ecrã central táctil com 9,7 polegadas que também serve de interface para a ligação a qualquer smartphone (via USB ou Jack), permitindo o acesso ao mundo exterior ou a coisas tão simples como a playlist do condutor. O mais difícil será escolher a melhor música!
Outros dos pontos-chave deste modelo está no tecto panorâmico, que dá o toque de liberdade extra que os mais novos vão adorar. Com muita luz natural, a experiência de condução num 308 torna-se extremamente confortável.
Eficiência acima de tudo
O futuro passa por uma mobilidade cada vez mais green e também aí o 308 dá alguns passos. As emissões de CO2 foram reduzidas com a substituição da assistência variável pilotada pelo GEP hidráulico. Também o estilo, as dimensões e o centro de gravidade reduzido, que têm um impacto significativo em termos de aerodinâmica, resultam em menor consumo e, consequentemente, em menos emissões de CO2.
Em termos de motores, o 308 está disponível nas versões a gasolina, 1.2 PureTech (110 e 130 cv), e diesel, com o motor 1.6 BlueHDi (100 e 120 cv) e 2.0 BlueHDi de 150 cv com caixas manuais e caixa automática de 6 velocidades EAT6. Para aqueles que gostam de uma condução mais dinâmica têm propostas como o 2.0 BlueHDi de 180 cv ou o 1.6 e-THP com 205 nas versões GT e o 1.6 e-THP de 270 cv, no desportivo 308 GTi.
Segurança máxima
O comportamento em estrada é de primeira ordem, mas a segurança é um factor em nada descurado no 308. Airbags, Connect Box e estrutura Euro NCAP são propostas incluídas neste modelo que fazem toda a diferença.
Além da segurança activa, como a qualidade da iluminação full LED, e da rigidez da estrutura monobloco, que garante a estabilidade direccional, também está disponível um "pacote" de equipamentos de segurança passiva – o Driver Assistance Pack inclui o regulador de velocidade activo, o alerta de risco de colisão e a travagem automática de emergência.
Tem tudo isto, mas convém recordar que mesmo assim não está dispensado das suas obrigações como condutor para manter, em qualquer circunstância, o domínio do seu veículo, de acordo com as exigências do código da estrada e da segurança.
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