Secções
Entrar

Weinstein perto de acordo de 22 milhões de euros com 30 atrizes que o processaram por assédio

11 de dezembro de 2019 às 23:05

Acordo permitirá ao produtor livrar-se de uma boa parte das denúncias contra si a sua antiga empresa, The Weinstein Company. Mas alguns advogados que representam as vítimas não se mostraram a favor desta resolução.

O produtor Harvey Weinstein, acusado de vários casos de abusos sexuais a atrizes e funcionárias, chegou a um acordo de 22 milhões de euros com 30 atrizes que o processaram.

O acordo exige a aprovação do tribunal e a assinatura final de todas as partes, segundo informou o jornal The New York Times, que avançou que as negociações entre os advogados das vítimas e os da empresa de Weinstein, que assumirá o encargo, estão muito próximos do fecho e em situação de aprovação preliminar.

Antes da materialização do acordo terá de ser elaborado um documento final, mais extenso e detalhado, que requer a aprovação por parte de pelo menos dois juízes, um da corte federal de Delaware que supervisiona a declaração de bancarrota de The Weinstein Company e outro da corte federal de Nova Iorque.

No entanto, o acordo poderá não prosperar por causa das objeções de alguns advogados que representam as vítimas e não se mostraram a favor desta resolução.

Ao ser aprovado, o acordo permitirá a Weinstein livrar-se de uma boa parte das denúncias contra si a sua antiga empresa, The Weinstein Company.

As vítimas, na sua maioria atrizes e funcionários, acusaram o produtor de assédio sexual e violações.

Dos 25 milhões de dólares (cerca de 22 milhões de euros), 6,2 milhões (5,6 milhões de euros) serão divididos entre 18 vítimas, com nenhuma a conseguir mais do que meio milhão de dólares (perto de 450 mil euros).

Os 18,5 milhões de dólares (16,6 milhões de euros) destinam-se aos autores de uma ação coletiva e outra ação movida pelo Ministério Público de Nova Iorque, bem como para os futuros demandantes num processo que seria conduzido por um profissional indicado pelo tribunal e que alocaria os fundos de acordo com a gravidade de cada caso.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela