Secções
Entrar

Veja as crias de tigre da Sibéria do Jardim Zoológico de Lisboa

05 de outubro de 2017 às 12:55

Decorre a votação para as baptizar. Os bebés passam os dias a dormir e a brincar com a progenitora


1 de 2
Foto: Jardim Zoológico de Lisboa
Foto: Jardim Zoológico de Lisboa

Duas crias Tigre-da-Sibéria, uma espécie em perigo de extinção, nasceram no dia 20 de Maio no Jardim Zoológico de Lisboa e foram apresentadas ontem para a comemoração do Dia Mundial do Animal.

Numa visita guiada, Laura Dourado - do departamento demarketingdo Jardim Zoológico - referiu que as crias apresentam um crescimento dentro das expectativas dos técnicos que as acompanham e passam os dias a dormir e a brincar com a progenitora.

As crias, do sexo feminino e masculino, ainda não têm nome e oJardim Zoológico conta começar a receber propostas no seu site a partir de ontem e durante um mês.

Segundo Laura Dourado, "as pessoas adoram fazer parte desta escolha".

O curador de mamíferos, José Dias Ferreira, revelou que o Jardim Zoológico construiu propositadamente quatro ninhos para o dia do nascimento das crias, cada um com uma câmara.


O objectivo era de seguir o parto e verificar se corria tudo bem com os bebés e com a progenitora.

Através de uma parede de madeira e vidro colocada no local das instalações das crias, os bebés não conseguiam perceber que havia visitantes, que conseguiram assim visualizar a progenitora a amamentar as crias.

O Jardim Zoológico de Lisboa foi o único da Europa que isolou totalmente as instalações dos Tigres-da-Sibéria dos visitantes, porque a progenitora "é um animal mais sensível".

De acordo com o curador José Dias Ferreira, o Jardim Zoológico de Londres considerou a progenitora de Lisboa como uma "das fêmeas mais importantes do programa de reprodução".

Segundo explicou, "é um animal que tem pouca representação genética no programa" e foi mãe pela primeira vez este ano.

A mãe tem o nome de Bela, nasceu na Escócia e tem oito anos de idade, enquanto o pai das crias tem 11 anos e chama-se Kia.

O pai está numa instalação separada para que a fêmea consiga estar sozinha com as crias e tenha a instalação toda para ela. A ideia é dar a máxima privacidade à fêmea.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela