Secções
Entrar

O "homem mais feliz do mundo" tem dez estrelas Michelin

22 de novembro de 2018 às 07:23

No mês em que abriu o primeiro restaurante em Portugal, o 'chef' Martín Berasategui viu as estrelas Michelin dos seus restaurantes aumentarem para 10.

O 'chef' Martín Berasategui viu as estrelas Michelin dos seus restaurantes aumentarem para 10 e afirmou à agência Lusa estar a viver "mais do que um sonho", no mesmo mês da abertura do primeiro restaurante em Portugal.

"Tenho a sorte de ter umas equipas incríveis que me fazem grande e eu faço-os grandes ensinando-lhes o que mais me de dá gosto. São 44 anos de profissão, sem esconder nada. Isso faz-me o homem mais feliz do mundo, cumprir um sonho, aliás isto é mais do que um sonho", afirmou o 'chef' espanhol.

O chefe que falava à agência Lusa no final da gala de apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal de 2019, que decorre no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, revelou que o segredo para o sucesso é "nunca mudar".

"Sou o melhor cozinheiro que posso ser, a pessoa que nunca muda. Sou o mesmo que era quando andava pelas ruas na parte velha da cidade, quando era pequeno. Quando lido com os meus colegas, com um jardineiro ou um jornalista, coloco-me no seu lugar, seja aprendiz de cozinha, jardineiro ou jornalista", disse.

O conceituado chefe basco inaugurou este mês o seu primeiro espaço em Portugal, na Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, depois daquilo que considera ter sido uma "proposta irrecusável".

"Lisboa é um projeto de uns grandes amigos meus, que adoram a minha cozinha da casa mãe [o primeiro restaurante do chefe], no País Basco. Depois de me conhecerem tornámo-nos grandes amigos e trouxeram-me um projeto que ninguém podia negar: a torre mais alta de Portugal, com 360 graus de vista panorâmica, com uma vista incrível (…). Estás num país que é um dos templos da matéria-prima, tínhamos tudo para o fazer", afirmou.

Para Martín Berasategui o sucesso do espaço em Lisboa depende também da "dedicação" dos portugueses que integram a equipa.

"Tenho portugueses a trabalhar comigo que são uma maravilha. São pessoas que dão tudo para ser bons cozinheiros, bons pasteleiros ou bons padeiros", destacou.

O chefe de 10 estrelas Michelin disse ainda que o novo restaurante "toca o seu lado mais sensível".

"Sinto-me cada vez mais um português. Cada vez que venho tratam-me como nunca imaginei que fosse possível. Esta nova casa é incrível", confidenciou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela